terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Projeto UFPA 2.0 recebe trabalhos para publicar em Blog


Em funcionamento desde outubro de 2012, sob a coordenação do professor Flávio Nassar, pró-reitor de Relações Internacionais , o Projeto UFPA 2.0 tem como objetivo principal montar uma rede interativa que armazene e divulgue as produções acadêmicas da Universidade, a partir das chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Para isso, o Projeto visa englobar as mais diversas produções, do artístico ao científico, provenientes dos projetos de pesquisa, extensão ou das salas de aula, tanto da graduação como da pós-graduação.

O Projeto foi batizado com esse nome porque toma como base o conceito de “Web 2.0”, cunhado por Tim O’Reilly, e diz respeito ao novo cenário em que as tecnologias da informação se situam: não apenas à de consumo, mas também à de produção de informação por usuários e desenvolvedores. Essa nova realidade 2.0 proporcionaria uma maior interação e participação com, e entre, o público da Web.

Em virtude dessas mudanças tecnológicas informacionais, começou a se observar a necessidade de se desenvolver ferramentas que possibilitassem a inserção da Universidade nesse novo cenário, visando principalmente melhorar a gestão, a integração institucional e a interação com os seus diversos públicos por meio das TICs. Por isso, o Projeto UFPA 2.0 conta com ferramentas na web, como o blog - que serve de plataforma para que as pessoas postem os seus trabalhos –, além de perfis nas redes sociais, como o Facebook e o Twitter.

O UFPA 2.0 visa promover também ações que facilitem ou até mesmo possibilitem a acessibilidade das pessoas a essas novas tecnologias da informação e ao conteúdo disponibilizado por meio da internet. Exemplos disso são: a instalação da rede de internet sem fio (Wi-Fi), cobrindo todo o campus – instalado primeiramente nos campi de Belém e de Castanhal e, em breve, nos demais –; e a abertura de infocentros internos e externos ao campus, o que beneficiaria também as comunidades localizadas ao seu entorno.

Mas para que essa tão almejada interação entre público e universidade se concretize, é necessário que a adesão do público ao Projeto exista. O Projeto está recebendo trabalhos para serem publicados no blog do UFPA 2.0 e aguardando os usuários para interagirem e integrarem suas redes sociais. A meta do Projeto é elaboração de um Portal para disponibilizar todos os conteúdos produzidos pela UFPA, tornando-se, assim, uma importante ferramenta de busca.

Serviço

Blog: www.ufpadoispontozero.wordpress.com 
Email: ufpadoispontozero@gmail.com
Facebook: Ufpa Doispontozero 
Twitter: @Ufpa2ponto0

Texto: Gean Costa – Ascom UFPA 2.0
Foto: Laís Teixeira


Fonte: PORTAL UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário