segunda-feira, 6 de maio de 2013

outra Travesia: Chamada de artigos - número 15 - Poesia: a voz e a escuta

Os editores da outra travessia (qualis A2) convidam a todos interessados a colaborar no número 15 da revista, que terá como tema Poesia: a voz e a escuta.
Com Jean Luc-Nancy, sabemos que, no cerne de toda reflexão sobre a linguagem, há uma compreensão de que não haveria voz sem escuta, nem escuta sem voz. Nessa relação são jogadas as batalhas constitutivas da política e da estética desde a antiguidade e, nas últimas décadas, ganhou um interesse redobrado para pensamento teórico crítico que, por sua vez, acabou encontrando na poesia um espaço privilegiado, não de resolução das tensões e dissimetrias entre quem diz e quem escuta, mas de evidenciação do impasse, do vazio, do abismo, da eterna e inelutável cisão entre som e sentido. Essa cisão, entretanto, promove atrito de sons e sens, de dados e ecos, que fulgura na poesia, constitui o encontro mais breve e sutil e, no entanto, também o mais concreto possível, entre nossa subjetividade singular e o ambiente material que nos cerca, quer seja, o atrito produz energia.
O pensamento sobre a voz e a escuta da poesia abre, para além dos seus fundamentos na filosofia da linguagem, um imenso leque de linhas reflexivas. Pensar a voz pode ser problematizar, por exemplo, a Stimmung, a tonalidade emotiva que abre a poesia ao seu ser e sua morte; a musicalidade da poesia e com ela o questionamento da representação na arte; a retórica e a poesia como performance. Pensar a escuta pode ser problematizar, por exemplo, os modos de trabalhos com a tradição, como se devolve uma dicção datada, crônica, a um uso ana-crônico, porém, potente; a abdicação e a reinstauração da voz própria frente ao impróprio, no processo de criação de subjetividades, comunidades.
A partir, portanto, da exploração de algum desses aspectos entre muitos outros possíveis, já seja da perspectiva da filosofia da linguagem, da crítica literária, ou da cultural, a revista outra travessia convida estudiosos e pesquisadores a refletir, escutando, o que a voz da poesia ainda tem para – sem pronunciar – nos dizer.

As colaborações devem ser enviadas até o dia 03/06/2013, em conformidade às normas de publicação da outra travessiaatravés do site: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/Outra/index
Os artigos serão submetidos à avaliação do conselho de pareceristas da revista.

Os Editores
Carlos Capela
Joca Wolff
Fernando Floriano Petry
Editores especiais do número 15
Susana Scramim
Luciana di Leone

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO ATÉ 10/05

Chamada para artigos – Revista no 43, junho/2014

CALL FOR PAPERS

Seção temática: Literatura e direitos humanos

A revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea está recebendo artigos e resenhas para a edição de junho/2014. Publicada pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea da Universidade de Brasília, a revista tem o compromisso de fomentar o debate crítico sobre a literatura contemporânea produzida no Brasil, em suas diferentes manifestações, a partir dos mais diversos enfoques teóricos e metodológicos, com abertura para o diálogo com outras literaturas, em especial da América Latina.
O número 43 trará uma seção temática sobre “Literatura e direitos humanos”
Este número pretende observar como a literatura brasileira recente tem concebido, construído, encenado e contribuído à temática dos direitos humanos. Os artigos devem analisar obras, personagens e temas específicos relacionados aos direitos humanos em seu sentido amplo, ou que discutam esta questão a partir de abordagens mais teóricas, pluridisciplinares ou comparatistas com outras épocas, linguagens artísticas, formas e universos literários.
Dossiê proposto por Leila Lehnen (University of New Mexico) e Rebecca Atencio (Tulane University).
A revista conta também com uma seção de tema livre, em que são publicados artigos de diversas abordagens sobre a literatura brasileira contemporânea. Há ainda espaço para resenhas de obras de ficção, poesia, crítica literária e teoria literária publicadas nos últimos 24 meses.
O prazo final para o envio de artigos para a seção temática é 10 de maio de 2013.
As colaborações para as demais seções são recebidas em fluxo contínuo. 
Os artigos e resenhas devem ser enviados para: revistaestudos@gmail.com