quarta-feira, 13 de março de 2013

III Festival Nacional do Conto



O 3º Festival Nacional do Conto, único evento dedicado ao gênero na América, desembarca pela primeira vez em Florianópolis a partir do dia 19 de março. Serão cinco dias dedicados ao conto, neste projeto de difusão, discussão e fomento, que traz para Santa Catarina o debate sobre um dos gêneros literários mais populares do globo, e que no Brasil chegou ao ápice com Machado de Assis, Clarice Lispector, Dalton Trevisan, Luiz Vilela e Rubem Fonseca. Para esta terceira edição, os nomes confirmados são Luiz Vilela (MG), João Silvério Trevisan (SP), Ronaldo Bressane (SP), Luci Collin (PR), Marcelo Moutinho (RJ), Antônio Xerxenesky (SP), Leandro Sarmatz (SP), Julián Fuks (SP), Luiz Felipe Leprevost (PR) e Silveira de Souza (SC).

SELEÇÃO DE PROPOSTAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À PRODUÇÃO ACADÊMICA (PIAPA)

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) tornam público o Edital para a seleção de propostas no âmbito do Programa Institucional de Apoio à Produção Acadêmica (Piapa). O programa objetiva conceder passagens aéreas visando ao comparecimento de pesquisadores da UFPA a eventos científicos no País e no exterior, para a apresentação de trabalhos científicos originais. O programa é coordenado pela Propesp, por meio de sua Diretoria de Pesquisa (DPQ), com o apoio da Fadesp. Confira aqui o Edital.

O apoio do Piapa é destinado a docentes e técnico-administrativos da UFPA que pretendam apresentar trabalhos científicos originais em eventos científicos no País ou no exterior. Segundo Emmanuel Tourinho, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, “o Piapa oferece aos pesquisadores da UFPA, sobretudo aos mais jovens, a oportunidade de diálogo com uma comunidade científica abrangente e qualificada. Essa experiência é essencial para o aprimoramento de seu trabalho de investigação e repercute, também, na formação dos nossos alunos para a pesquisa”, explica.

Divulgação - O professor Eduardo Cerqueira, da Faculdade de Engenharia da Computação, foi um dos contemplados pelo último edital. Ele ressalta a importância do programa que ajuda a divulgar o resultado de pesquisas da UFPA: “Em 2012, fui contemplado no Edital Piapa com uma viagem ao exterior, onde apresentei um artigo e fui responsável pela coordenação geral do IFIP/ACM Latin AmericaNetworking Conference 2012 (LANC 2012), que aconteceu em Medelin, na Colômbia. O LANC é um dos eventos mais importantes na área de Redes de Computadores da América Latina e, com o apoio parcial do Piapa, mostramos resultados de pesquisas realizadas na UFPA”, conta.

Inscrições – O Edital possui duas chamadas: a primeira é destinada a eventos com início entre 10 de abril e 31 de julho de 2013, e as submissões das propostas devem ser feitas até o dia 29 de março de 2013. A segunda chamada contemplará eventos com início entre 1º de agosto e 10 de dezembro de 2013 e as propostas devem ser submetidas até o dia 7 de junho de 2013.

Para as inscrições, o candidato deve apresentar o formulário de inscrição, conforme modelo apresentado no Anexo I do Edital; cópia do resumo do trabalho a ser apresentado no evento; comprovantes de submissão do trabalho para apresentação no evento; documento de divulgação do evento ou cópia da página do evento na internet; cópia do(s) trabalho(s) científico(s) publicado(s) no ano de 2012, conforme definido nos itens 3.5. e 4.3 do Edital e Curriculum Vitae disponível online, na Plataforma Lattes do CNPq (não é necessário apresentar cópia impressa).

A Propesp ressalta que não é necessário apresentar o comprovante de aceitação do trabalho por ocasião da solicitação do apoio. Caso a proposta seja aprovada, o pesquisador poderá apresentar o comprovante no momento da emissão do bilhete aéreo.

A documentação completa para a candidatura deve ser encaminhada à Propesp, por meio de processo registrado no Protocolo Geral da UFPA.

Fonte: PROPESP

Seleção de bolsistas estagiários

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) torna pública a seleção de Bolsistas Estagiários, para atuação junto às Diretorias de Pesquisa, de Pós-Graduação e de Capacitação.

Para mais informações, leia o edital aqui.