segunda-feira, 20 de maio de 2013

CHAMADA: SUBMISSÃO DE ARTIGOS - REVISTA GRAPHOS 2013.2



A Revista Graphos, veículo de divulgação científica do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB, ISSN 1515-1536, avaliada com o índice Qualis B2, comunica a todos os interessados (pesquisadores, docentes e doutorandos de programas de pós-graduação em Letras) que está aberta a chamada para submissão de textos com vistas à publicação no número temático 2013.2. Nessa edição, publicaremos trabalhos dedicados ao tema “Literatura e Psicanálise”.


Organizadoras:
Socorro de Fátima Pacífico Barbosa (UFPB)
Márcia Maria Rosa Vieira (UFMG)

Prazo para submissão de trabalhos: 30 de julho de 2013.

Todo o processo de submissão dos artigos deve ser feito através da página eletrônica da revista, no endereço eletrônico http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/graphos/index, onde estão disponíveis também as orientações necessárias para a formatação e envio dos textos.

Cordialmente,
Expedito Ferraz Jr.
Fabricio Possebon
Editores



Chamada para publicação — ABRALIC

As normas estão na nossa página em Publicações, são as mesmas que serviram para os números 18 e 19

Número 22: Ensino de literatura e comparativismo 

O ensino de literatura, nas últimas décadas, vem sendo objeto de discussão e de pesquisas em diferentes universidades do país. Tendo em vista que o modelo vigente de ensino de literatura pouco tem contribuído para formar leitores, justifica-se a busca por novas metodologias de abordagem do texto literário em situação de ensino. Reflexões teóricas, como as trazidas pela estética da recepção, deslocando o foco da leitura para o leitor, veem abrindo caminho para se pensar um ensino que tenha como eixo a vivência do jovem leitor com as obras e não a assimilação de um ensinamento e a introjeção de interpretações autorizadas. Neste sentido, o comparativismo poderá contribuir para o ensino da literatura, apontando possibilidades de diálogo entre textos literários de diferentes gêneros e épocas, bem como entre a literatura e outras artes. O diálogo entre textos, culturas, tempo e espaços diversos poderá ser instrumento dinamizador do trabalho com o texto literário, numa perspectiva que valorize a experiência do leitor e favoreça o papel de mediador do professor. Os artigos propostos para este número da Revista da ABRALIC poderão explorar tanto um caráter mais teórico, quanto descrever vivências inovadoras, devidamente fundamentadas, sobre o ensino da literatura.

Prazo para submissões para o número 22: 12 de agosto de 2013

Número 23: A literatura comparada hoje

Desde que se tornou disciplina, método de abordar o objeto de estudo, ciência, o comparativismo literário tem sido redefinido em razão dos próprios objetos relacionados, das línguas e culturas postas em questão, da emergência de escritas várias e suportes que ultrapassaram a escrita verbal e o livro impresso como modelo. As relações comparadas inter e intralingual, objetos e suportes como literatura escrita e cinema, vídeo e música, discursos e performances, academia e ensino, centros e margens parecem operar a dinâmica do comparativismo hoje. Nesta perspectiva, o número 23 da Revista Brasileira de Literatura Comparada reunirá artigos que problematizem a literatura comparada hoje em suas várias versões ou modus operandi.

Prazo para submissões para o número 23: 12 de agosto de 2013