sábado, 26 de janeiro de 2013

COLOQUIO BLANCHOT


XVI EPEL


O XVI Encontro Paraense dos Estudantes de Letras (EPEL) é o fórum estadual da Executiva Nacional dos Estudantes de Letras – ExNEL, no qual são postas em prática algumas das ações, deliberadas nacionalmente com vistas a organizar os estudantes em defesa do Ensino Público, Gratuito e de Qualidade, o que também significa dizer, lutar pela excelência da formação profissional.
Este será um evento de cunho acadêmico-extensionista, de natureza tridirecional: interdisciplinar, político e cultural. Isso significa que trabalhos científicos na linha de Literatura e de Linguística, na graduação e na pós-graduação, independente do gênero em que será apresentado (Comunicação Oral, Oficina, Mini-curso, Curta-metragem, Palestras e Mesas-Redondas), deverão abordar aspectos de língua e/ou de literatura vinculados a outras áreas do conhecimento como Pedagogia, Artes, Comunicação Social, História, Sociologia, Psicologia etc. Significa ainda que tais trabalhos, resultados da produção científica dos Estudantes de Letras do Estado do Pará, devem “dialogar” com outro público, desta mesma comunidade acadêmica. Para tanto, a divulgação do evento deve alcançar as universidades públicas e particulares do estado do Pará.
Alem do quê e principalmente, tal encontro promove inclusive o encontro de graduandos que se dedicam ao estudo da Língua e da Literatura, relacionando-os a temas que envolvem identidades, diversidades e até mesmo a pós-modernidade.
Pretende-se debater os temas gerais num duplo movimento, mas direcionado a dois objetivos: de um lado trazendo questões abrangentes voltadas para teoria da modernidade e da pós-modernidade, de outro enfocando análises que contemplam as mais diferentes relações entre identidade, pós-modernidade e diversidade.
Esse encontro contará, também, com a presença de professores/pesquisadores atuantes nas diversas Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado, com reconhecida produção científica.

O XVI Encontro Paraense de Estudantes de Letras, que, no ano de 2013, será realizado na cidade de Castanhal, em síntese, recai sobre os três lados inerentes ao processo de ensino e de aprendizagem, de pesquisa e de extensão: o acadêmico, o político e o cultural. Entende-se que um se apoia no outro para poder efetivar-se de forma coerente.

Castanhal, EXNEL e CAL-Castanhal

Gratos pela atenção e sejam todos muitíssimo bem-vindos,
Executiva Nacional dos Estudantes de Letras – ExNEL – e Comissões Organizadoras do XVI EPEL