terça-feira, 5 de março de 2013

EELLIP - Dica de leitura: Aspectos históricos e políticos de “A estória de Lélio e Lina”

Trecho: “Assim, vê-se que a proposta de Lina diante da desagregação do Sertão Tradicional frente à Modernidade é a construção de um novo modo de viver, não totalmente enraizado em nenhum dos dois, mas múltiplo, de acordo com o que for interessante no momento a cada um, sem excluir os que não se enquadram nos padrões, mas dando-lhes o mesmo valor que a todos os outros, integrando as diferenças por não se pautar numa única verdade, fixa e imutável. Ao menos, é o que se pode inferir de suas ações e palavras, ainda que isso não fosse totalmente consciente para ela. Em Lina, o julgar cada caso como específico, ao invés de subjugá-lo a uma regra geral dominante e dominadora, mostra a possibilidade de se fazer sujeito da própria História. Mais uma vez, Rosa mostra o sertanejo como alguém que busca sua própria autonomia e luta pela construção de um mundo que lhe agrade e não alguém passivo diante da chegada de uma Modernidade invencível e superior. Essa valorização do sertanejo enquanto capaz de ordenar e guiar seu destino, não precisando ser tutelado ou comandado pelo ― urbano civilizado, embora possa com esse aprender e crescer, é um dos motes principais da obra rosiana. Não apenas dela, porém, uma vez que podemos ver sinais desse reconhecimento em outras obras da tradição literária brasileira, passando pelo romance regionalista de 30 e 40 e indo até Os Sertões, de Euclides da Cunha, num movimento de (re)conhecimento, por parte do urbano, do Brasil do interior. Em Rosa, o civilizado urbano descobre que o sertanejo também tem uma rica vida interior, com projetos, sonhos, criatividade... A estória de Lélio e Lina é mais um capítulo da construção de uma identidade nacional que não vê no regional o pitoresco e o exótico, mas um igual, ainda que diferente. Construção que, ao que tudo indica, ainda está por acabar.”

BITTENCOURT, Rodrigo do Prado. Aspectos históricos e políticos de “A estória de Lélio e Lina”, de João Guimarães Rosa. In: XXVII Seminário Brasileiro de Crítica Literária, 2010, Porto Alegre. Anais do XXVII Seminário Brasileiro de Crítica Literária. Porto Alegre: Pontíficia Universidade Católica, 2011. p. 485-499.

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