domingo, 9 de dezembro de 2012

Chamada para publicação: O Eixo e a Roda | UFMG



CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO / CALL FOR PAPERS

REVISTA O EIXO E A RODA v.22, n. 1

Chamada para publicação   Leituras do romance brasileiro   O volume 22, nº 1 de O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira, a ser publicado no primeiro semestre de 2013, reunirá estudos sobre o romance brasileiro, em artigos que se dediquem tanto a romances específicos, quanto a obras e autores de nossa tradição romanesca.

Serão aceitos, do mesmo modo, artigos que versem sobre o desenvolvimento e consolidação do gênero em nossa literatura, suas relações com hospedagem de site grátis html o contexto histórico e com a tradição crítica, ou que examinem o rico diálogo estabelecido com as tradições romanescas de outras literaturas, em consonância com o espírito do tempo, que elegeu o romance como o gênero moderno por excelência.

A Revista acolherá, ainda, artigos que abordem temas diversos da Literatura Brasileira, na seção Varia, e resenhas de livros de ficção, poesia ou crítica publicados nos últimos três anos.

O prazo para o envio de colaborações é até o dia 1º de março de 2013.


REVISTA O EIXO E A RODA, v. 22, n. 2

Chamada para publicação Estudos de poesia brasileira    O volume 22, nº 2, de O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira, a ser publicado no segundo semestre de 2013, trará um dossiê dedicado aos estudos de poesia brasileira.

Serão aceitos  artigos  que  se  dediquem  ao  estudo  da  poesia  brasileira,  sob  qualquer  aspecto,  dos formais  aos  temáticos,  da  análise  de  textos  individuais  a  sínteses  panorâmicas  de  hospedagem de site grátis html algum período,  da  discussão  de  princípios  de  poética  à  discussão  de  questões  contextuais,  da diversidade  contemporânea  a  etapas  do  passado  já  identificadas  e  sistematizadas  por estudos  de  caráter  histórico. 

A  revista  aceitará  também  artigos  que  versem  sobre  temas diversos  da  Literatura  Brasileira  em  sua  seção  Vária,  além de  resenhas  sobre  livros  de ficção,  poesia  ou  crítica,  publicados  nos  últimos  três  anos. 

As  colaborações  serão  aceitas até o dia 1º de maio de 2013.


Para mais informações, acesse o site da PÓS-LIT | UFMG.

O VII Seminário Culturas e Memórias Amazônicas (CUMA) 2012: Avaliação e prospecção | UEPA


O VII Seminário Culturas e Memórias Amazônicas (CUMA) 2012: Avaliação e prospecção, que se realizará no dia 13.12.2012, na UEPA-CCSE, objetiva apresentar, discutir e avaliar a produção intelectual do CUMA desenvolvida no ano de 2012, além de buscar construir perspectivas de ações para o ano de 2013, a fim de consolidar os esforços em estabelecer e efetivar o fazer acadêmico no que diz respeito ao ensino, pesquisa e extensão. Assim sendo, essa produção é constituída por trabalhos de extensão, ensino e pes quisa e envolve alunos da Iniciação Científica de Graduação e Ensino Médio e de Pós - Graduação strito e lato sensu e professores da instituição.

Convidamos a tod@s para participar, contribuir nas discussões, trocar experiências!

Inscrições Gratuitas!!! (De 09/12 a 12/12/2012)

Inscreva-se!

Preencha a ficha de inscrição e envie para o email: seminario.cuma@gmail.com 
A confirmação da inscrição e o certificado serão enviados por email.

Serviço:
VII SEMINÁRIO CUMA - 2012
CULTURAS E MEMÓRIAS AMAZÔNICAS: Avaliação e prospecção
Data: 13 de dezembro de 2012
Horário: 8:30 – 17:30
Local: Sala de Recitais – UEPA/CCSE


Clique aqui e confira a programação do evento.

Seminário de Pesquisa: "História e tradição nos poemas homéricos" | USP


Data do Evento: 
qui, 13/12/2012 - 18:00 - 20:00

O LEIR-MA/USP - Laboratório de Estudos sobre o Império Romano - Mediterrâneo Antigo (Departamento de História) convida para o seminário "História e tradição nos poemas homéricos", que será dirigido por Gustavo Junqueira Duarte de Oliveira (Doutorando – PPG-HS/USP), na quinta-feira, dia 13 de dezembro, às 18h, na sala de vídeo do Departamento de História. A atividade, que é gratuita e aberta aos interessados, faz parte da série de seminários de pesquisa "Mare Nostrum".


Mais informações podem ser encontradas no site do LEIR-MA/USP

I Encontro sobre Ensino-Aprendizagem do Centro de Línguas: Plurilinguismo em contexto universitário | USP


Data do Evento: 
qua, 12/12/2012 - 08:00 - sex, 14/12/2012 - 20:00

Em comemoração aos 21 anos de existência do Centro de Línguas, o evento contará com atividades (conferências, mesas-redondas, comunicações e pôsteres) inseridas num contexto intercultural e plurilínguefavorecendo o intercâmbio de pesquisas e informações acerca do processo de ensino-aprendizagem de línguas dentro de um contexto intercultural e plurilingue que resultará em publicação.


XV Mini ENAPOL de Lexicologia, Lexicografia, Terminologia, Toponímia e Tradução | USP


Os pós-graduandos do Departamento de Linguística e do Departamento de Letras Modernas (FFLCH-USP) têm a honra de convidá-lo a participar do XV Mini ENAPOL de Lexicologia, Lexicografia, Terminologia, Toponímia e Tradução, a ser realizado nos dias 10 e 11 de dezembro de 2012, das 9h às 18h, cujo tema será: A dialética entre a palavra e o recorte cultural.

Local: Sala 266 do prédio de Letras 

Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - CEP: 05508-900 - Cidade Universitária São Paulo - SP / Brasil (mapa)


Fonte: Divulgação

"Sons do Pará" apresenta destaques da música paraense


Programa especial vai mostrar entrevistas, bastidores e relembrar sucessos.




Entre os artistas que participaram, Lia Sophia, Gaby Amarantos e Pinduca.


Em 2012, a música paraense conquistou grande visibilidade na mídia nacional. Músicas de Gaby Amarantos e Lia Sophia foram temas de novelas da Rede Globo. Para relembrar estes e outros sucessos, a TV Liberal apresenta neste domingo (9), um especial com artistas que levaram a cultura paraense para todo o Brasil.

O programa "Sons do Pará" vai mostrar entrevistas, bastidores e relembrar grandes sucessos. Ao todo, dez artistas participaram do projeto, entre eles, a cantora Lia Sophia, as bandas Fruta Quente, Gang do Eletro, Gaby Amarantos e Pinduca, o "rei do carimbó".

"Sons do Pará" é uma produção da TV Liberal e vai ao ar neste domingo, logo depois da exibição do programa Fantástico. 

Informação disponível no G1 Pará.