quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Antologia de Lima Barreto resgata textos do escritor sobre o mundo do trabalho

90 anos após a morte do autor, seus artigos, cartas e crônicas sobre trabalhadores são reunidos em antologia por pesquisadores da UFMG


Afonso Henriques de Lima Barreto (1881-1922) está entre os escritores brasileiros que mais escreveram sobre trabalhadores e personagens do povo. Autor de romances como Recordações do escrivão Isaías Caminha e Triste Fim de Policarpo Quaresma, ele também se destacou em crônicas e artigos que publicou na imprensa de sua época, inclusive em alguns dos primeiros jornais alternativos: estudantis, suburbanos e sindicais, entre outros.

Para lembrar os 90 anos da morte do escritor, está sendo lançado eletronicamente este mês [novembro] o livro Lima Barreto - Antologia de artigos, cartas e crônicas sobre trabalhadores, organizado por professores e estudantes da Faculdade de Letras da UFMG. O livro está disponível gratuitamente, basta clicar aqui.

Na obra, foram selecionados textos que retratam a sociedade brasileira no fim do século XIX e início do século XX, começando pela abolição oficial da escravatura, que o escritor presenciou quando criança. Os textos abrangem ainda, e principalmente, a vida dos trabalhadores nos primeiros anos da República, incluindo as relações entre os trabalhadores do Brasil e de outros países, como a Rússia, com destaque para a Revolução de 1917, e os Estados Unidos, cuja dominação sobre os povos das três Américas já era percebida por Lima Barreto.

O autor esteve entre os que se posicionaram contra os poderosos de seu tempo, “razão por que a obra do escritor passou décadas marginalizada na cultura brasileira - inclusive na cultura escolar, em que até hoje não tem o devido reconhecimento”, segundo os professores Antônio Augusto Moreira de Faria e Rosalvo Gonçalves Pinto. Eles coordenam, na Faculdade de Letras da UFMG, o LinTrab - Grupo de Estudos em Linguagem, Trabalho, Educação e Cultura. O grupo reúne estudantes de graduação e pós-graduação que desenvolvem análise linguística de discursos sobre trabalhadores, principalmente discursos educacionais, históricos, jornalísticos e literários.

O livro de Lima Barreto é o segundo da série Antologias sobre Trabalhadores, produzida pelo LinTrab. A primeira antologia, Poemas brasileiros sobre trabalhadores, também está disponível online. Clique aqui para ter acesso.

A divulgação dessas antologias pela internet tem como principal objetivo contribuir para a difusão dos textos, tornando-os facilmente acessíveis a trabalhadores, estudantes e demais interessados.


Sertão Veredas | Literatura e Cinema




Inspirado na obra Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, Sertão Veredas foi idealizado para comemorar o centenário de nascimento do escritor (1908-2008).


O docu-drama tem roteiro de Sérgio Augusto Andrade e Willy Biondani, os quais também o assinam como diretores. A produção executiva fica por conta de Denise Gomes. A história foi gravada em estúdio da Bossa Nova Films, em Santana de Parnaíba (SP), sob a direção de fotografia de Walter Carvalho Corrêa e direção de arte de Sidney Biondani. Riobaldo e Diadorim são representados, respectivamente, pelos atores Odilon Esteves e Silvia Lourenço.

O trabalho documental é composto por depoimentos de José Miguel Wisnik, Tom Zé, Mario Chamie, Bob Wolfenson e Eduardo Tess, filho de Aracy, segunda mulher de Guimarães Rosa, para quem o escritor dedicou e legou os direitos autorais da obra.


Para mais informações, confira o portfólio da  BossaNovaFilms

Seleção de Estagiário para a Biblioteca do NTPC | UFPA


Inscrições: Até 5/12/12, das 9h30 às 15h, na Secretaria do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (Ao lado do prédio do Arquivo Central, próximo ao CAPACIT)

Cursos: Biblioteconomia, Letras e Matemática

Bolsa: R$ 496,00

Turno: Manhã

Chamada para publicação: Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea - UnB



Chamada para publicação / Call for papers!

Informações importantes:

A revista é avaliada no Qualis Capes como A1 - Letras/Linguística

A revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea está recebendo artigos e resenhas para a edição do 2º semestre de 2013. Publicada pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea da Universidade de Brasília, a revista tem o compromisso de fomentar o debate crítico sobre a literatura contemporânea produzida no Brasil, em suas diferentes manifestações, a partir dos mais diversos enfoques teóricos e metodológicos, com abertura para o diálogo com outras literaturas, em especial da América Latina.


O número 42 trará um dossiê sobre o tema “Narrativas e espaço urbano”

Este dossiê busca observar como o espaço urbano é representado e encenado na ficção brasileira contemporânea, possibilitando a abordagem de questões como: a legibilidade da cidade, representações da violência e do medo no território urbano, a cidade enquanto cenário multicultural, a produção da subjetividade e experiência urbana, entre outras. Serão aceitos artigos que se detenham sobre obras e/ou autores que abordem a relação entre cidade e narrativa, investigando tal aproximação a partir do uso das mais variadas referências teóricas. O dossiê também receberá artigos que utilizem como objeto de análise outros produtos discursivos que narrem a cidade, como o cinema, a música e as artes visuais.

Dossiê proposto por Paulo Roberto Tonani do Patrocínio (PUC-Rio).


A revista conta também com uma seção de tema livre, onde são publicados artigos de diversas abordagens sobre a literatura brasileira contemporânea. Há ainda espaço para resenhas de obras de ficção, poesia, crítica literária e teoria literária publicadas nos últimos 24 meses.


O prazo final para o envio de artigos e resenhas é 10 de dezembro de 2012.

Os artigos devem ser enviados pelo e-mail revistaestudos@gmail.com


Clique aqui para visualizar as normas de publicação da revista. 

Ciência sem Fronteiras abre novas chamadas para graduação sanduíche em diversos países

O Programa Ciência sem Fronteiras disponibiliza novas chamadas para Graduação Sanduíche na Austrália (G8/ATN), Alemanha, Canadá (CALDO/CBIE), Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hungria, Itália, Japão, Noruega, Portugal, Reino Unido e Suécia.

As inscrições vão de 27 de novembro de 2012 a 14 de janeiro de 2013. Os bolsistas iniciarão suas atividades no exterior a partir de meados de 2013, caso realizem curso de idioma, ou, em setembro de 2013. Para saber detalhes sobre o tempo prévio ao início do semestre letivo para curso de idioma no exterior o candidato deverá observar o texto de cada chamada.

Para Austrália foi adicionada a chamada para o ATN, conheça mais sobre as Universidades Tecnológicas da Austrália clicando aqui. Para os Estados Unidos foram disponiblizadas duas chamadas: uma para tecnólogos e outra para as Universidades e Instituições Comunitárias Historicamente Negras. Foram reabertas as chamadas para Alemanha, Austrália-G8, Canadá-CALDO e CBIE, Coreia do Sul, Holanda e Reino Unido para entrada em setembro de 2013. Novos países entraram nestas demandas tais como: Espanha, França, Hungria, Japão, Suécia e Portugal.

As chamadas para novos países e aquelas abertas em julho, as quais foram retificadas neste lançamento, trazem novos requisitos e cursos específicos de graduação os quais são os únicos elegíveis à concessão da bolsa. 

Mais informações acesse o texto das chamadas clicando aqui.



Projeto Amazônia, Lugar Experiência constitui um acervo de obras na UFPA

A Região Norte inspirou e inspira um grande número de obras que refletem a Amazônia. É com a ideia de constituir um acervo com a realidade amazônica, que surge o projeto Amazônia, Lugar da Experiência. A exposição, que tem curadoria do artista e professor Orlando Maneschy, da UFPA, acontecerá a partir do dia 4 de outubro até fevereiro de 2013, no Museu da Universidade Federal do Pará, na Casa das Onze Janelas e no Cinema Olympia.

O projeto Amazônia, Lugar da Experiência ganhou o Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça – Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais, da Fundação Nacional de Artes, o que possibilitou a realização da exposição e permitiu que o projeto adquirisse obras de artistas representativos no cenário das artes visuais no País que tenham sido realizadas a partir da experiência de imersão na Amazônia.

Segundo o curador, professor Orlando Maneschy, o objetivo é ir além de uma exposição, mas também “constituir uma reflexão na academia a partir dessas obras, desdobrando questões no educativo, envolvendo discentes e docentes, visando, também, que pesquisas sejam ativadas, a partir da coleção”. Ele conta que “a importância é imensa, por viabilizar constituir esse conjunto, ainda com um site que irá se expandir. Vale destacar que ele não se configuraria dessa forma se não tivesse a aderência de proprietários, que doaram obras, bem como de artistas, colaborando com a coleção”.

Obras – A exposição reúne as obras dos artistas Acácio Sobral, Alberto Bitar, Alexandre Sequeira, Armando Queiroz, Claudia Andujar, Claudia Leão, Danielle Fonseca, Dirceu Maués, Éder Oliveira, Elza Lima, Grupo Urucum, Keyla Sobral, Lucas Gouvêa, Lúcia Gomes, Luciana Magno, Luiz Braga, Jorane Castro, Maria Christina, Melissa Barbery, Miguel Chikaoka, Octavio Cardoso, Oriana Duarte, Paula Sampaio, Raquel Stolf, Roberta Carvalho, Roberto Evangelista, Rubens Mano, Sinval Garcia, Thiago Martins de Melo, Val Sampaio e Victor de La Rocque, que se utilizam de imagens, fotografias, desenhos, objetos, mapas, vídeos, entre outros, para retratar a realidade amazônica.

Plataforma Digital – Além da exposição, o projeto faz a utilização de uma plataforma on-line, que viabilizará o acesso às obras, aos artistas e aos textos de vários críticos disponíveis para leitura e download. Dentre os textos que estarão disponíveis, encontram-se as produções de Paulo Herkenhoff, Tadeu Chiarelli, Éder Chiodetto, Marisa Mokarzel, João de Jesus Paes Loureiro, dentre outros pesquisadores. O site ainda está em processo de expansão. Para acessá-lo, clique aqui.

Prêmio - O Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais, da Fundação Nacional de Artes, objetiva reconhecer e estimular iniciativas que contribuam para o campo das artes visuais e para a valorização das linguagens artísticas nacionais, por meio da pesquisa, informação, formação, produção e circulação. Ele se divide em quatro categorias: Bibliotecas Básicas de Artes Visuais; Periódicos e Revistas sobre Artes Visuais; Pesquisa de Acervos Artísticos – Obras de Referência; e Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça.



Serviço:

Amazônia, Lugar da Experiência.

>> Dia: De 05 de outubro de 2012 a 06 de janeiro de 2013
Local: Museu da Universidade Federal do Pará, localizado na Av. Governador José Malcher, 1192 – Nazaré.
Contato: (91) 3224.0871 / (91) 3242.8340

>> Dias: 06, 20 e 27 de outubro; 03, 10, 17 e 24 de novembro; e 01 de dezembro.
Hora: 18h.
Local: Espaço Municipal Cine Olympia, localizado na Av. Presidente Vargas, 918 - Campina.
Contato: (91) 3230.5380

>> Dias: De 04 de outubro de 2012 a 06 de janeiro de 2013.
Local: Intervenção Urbana, localizado na Rua da Marinha, 250.

>> Dias: De 18 de dezembro a 17 de fevereiro de 2013.
Local: Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, localizada na Rua Siqueira Mendes - Cidade Velha.
Contato: (91) 4009.8823



Texto: Paloma Wilm – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação/ evento

EELLIP - Dica de Leitura!

Nessa seção, seguem algumas dicas de leitura de textos recentes acerca de Guimarães Rosa. As atualizações serão feitas diariamente, visando ao contato dos interessados com novas perspectivas interpretativas para o estudo da obra rosiana.


Ainda em torno da reflexão sobre Primeiras estórias (1962), o texto de hoje, de Cláudia Araújo (PUC-SP), intitulado “A dialogia e a mística cristã no conto ‘A terceira margem do rio’, de Guimarães Rosa”, faz uma abordagem dos aspectos que compõem a experiência estética e religiosa no conto. O artigo foi publicado na Cenários: Revista de Estudos da Linguagem, e você pode conferi-lo, clicando aqui.


Referência: ARAÚJO, Claudia. A dialogia e a mística cristã no conto “A terceira margem do rio”, de Guimarães Rosa. Cenários, Porto Alegre, v. 1, n. 5, 1. sem. 2012.

Asas da Palavra | UNAMA - Benedito Nunes


Revista Asas da Palavra – Publicação do curso de Letras da Universidade da Amazônia. Edição comemorativa dos 80 anos do professor Benedito Nunes. Contém fotos, artigos e ensaios sobre a trajetória de um dos mais importantes intelectuais brasileiros de todos os tempos.



Parte 1 - visualizar.
Parte 2 - visualizar.
Parte 3 - visualizar.
Parte 4 - visualizar.


Fonte: Editora UNAMA

Publicado o edital para o Doutorado em Letras - UFPA

Até o dia 18 de dezembro estarão abertas as inscrições para o doutorado acadêmico em Letras/UFPA.


A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), torna público que estarão abertas, entre os dias 26/11/2012 a 18/12/2012, no horário das 09h00minh às 11h30minh e das 14h30minh às 17h00minh, as inscrições para selecionar candidatos para ingresso no Curso de Doutorado Acadêmico em Letras: Estudos Linguísticos e Estudos Literários, em conformidade com o Regimento Geral da Pós-Graduação. Confira o edital.





Fonte: Instituto de Letras e Comunicação | UFPA

“Salomé” terá novas récitas nesta segunda e quarta-feira

Após estrear com sucesso absoluto de público no último sábado, 24, a ópera “Salomé”, de Richard Strauss, terá duas novas récitas nesta segunda, 26, e quarta-feira, 28, na programação do XI Festival de Ópera do Theatro da Paz. As apresentações, sempre às 20h, reúnem no mesmo palco cantores, bailarinos e atores, além dos músicos da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, sob regência do maestro paraense Miguel Campos Neto.

Baseado em um trecho bíblico, “Salomé” conta a história da protagonista homônima, que se apaixona pelo profeta João Batista. O libreto de Hedwig Lachmann traz a Salomé descrita no texto teatral de Oscar Wilde, uma vez que nem São Mateus e nem São Marcos entram em tantos detalhes sobre ela no Novo Testamento. Wilde narra a trajetória de uma menina mimada e rica que é rejeitada por João Batista, que começa a ganhar a empatia do povo.

O profeta andava pela Judeia pregando a chegada do Salvador Jesus Cristo, mas também vinha condenando o casamento da mãe de Salomé, Herodíades, com o cunhado, Herodes Antipas, um dos quatro filhos do rei Herodes – responsável, no passado, pela morte de milhares de recém-nascidos a fim de descobrir o menino Jesus Cristo.

Já no ano de 26 d.C, Salomé então com 15 anos de idade, era linda e de temperamento perverso, segundo a descrição de Wilde. O ápice da história acontece no palácio de Herodes, na noite de seu aniversário. O rei, apaixonado pela beleza e sensualidade de Salomé, pede que ela dance para ele. Se assim o fizesse, ela poderia lhe pedir o que quisesse. Herodíades, com ódio de João Batista, sugere à filha que dance e peça em troca a cabeça de João Batista.

ESTREIA

Apontado como um dos maiores desafios do Festival de Ópera do Theatro da Paz em seus mais de dez anos de existência, o espetáculo foi recebido com aplausos e elogios por parte do público que lotou o TP no último domingo. Os ingressos, esgotados desde o dia 12 deste mês, foram bastante procurados até a noite da estreia. Acostumada a prestigiar o evento, a expectadora Luiza Soares garantiu a sua entrada um mês antes da estreia. “Valeu muito a pena. Acompanho o Festival desde 2006 e esta edição está sendo muito especial. ‘Salomé’ é tudo o que foi dito e muito mais. Gostei muito”, elogiou.

A performance de Annemarie Kremer surpreendeu Bianca Mendonça, que há muito tempo não assistia a um concerto do Festival. “Salomé” é uma obra que exige vocalidade intensa. A soprano Annemarie Kremer e não sai de cena nenhuma vez, nos 110 minutos de duração da peça. “A história é muito trágica e a ópera tem cenas muito emocionantes, que me deixaram impressionada. A cantora que faz Salomé é muito boa e a sua interpretação com a cabeça de João Batista é chocante e maravilhosa. Este espetáculo me deixou curiosa pela programação do ano que vem”, conta Bianca.

Para chegar a este resultado foram muitos meses de trabalho e dedicação. “Quando resolvemos montar ‘Salomé’ aqui em Belém, algumas pessoas se espantaram com a iniciativa. Esta ópera é considerada uma das mais difíceis, tanto na orquestração, como em termos dramáticos e de canto”, explica Mauro Wrona, que assina a direção cênica do espetáculo e divide a direção artística do Festival com Gilberto Chaves. “Nos saímos muito bem, a OSTP fez um trabalho brilhante e conseguimos reunir um grupo de cantores competentíssimos, como Rodrigo Estevez (João Batista), Paulo Queiroz (Herodes) e a holandesa Annemarie Kremer (Salomé)”, avalia o diretor.

Gilberto Chaves também destaca o desafio que foi montar “Salomé”. “O encontro entre Oscar Wilde e Strauss, estes dois gênios, é inovador, e o resultado é bastante complicado, tanto musicalmente, para os músicos e cantores, quanto para a equipe técnica, que tem o desafio de traduzir em imagens a composição”, explica.

A OSTP ensaiou desde agosto até a atingir a excelência exigida para tocar esta composição, considerada dificílima por especialistas. “A orquestra está interpretando a partitura com maestria, as dúvidas a respeito desta apresentação não existem mais. Foi um trabalho árduo para todos os envolvidos”, comemorou o maestro Miguel Campos Neto.

Após as récitas de “Salomé”, a programação do XI Festival de Ópera será encerrada no dia 1º de dezembro, com um espetáculo em frente ao teatro-monumento de Belém, na Praça da República. O espetáculo, que começa às 20h, terá apresentação da OSTP, Orquestra Jovem Vale Música, Coral Lírico do Festival, companhias de dança Ana Hunger e Clara Pinto, além de vários cantores líricos que fizeram parte do Festival. No repertório, composições conhecidas, como Canção do Toreador, da ópera “Carmen”, de Bizet, e “Bolero”, de Maurice Ravel.

O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Theatro da Paz, com apoio da Academia Paraense de Música e Fundação Amazônica de Música.

(Com reportagem de Julia Garcia e Luciana Medeiros)

SERVIÇO

A ópera “Salomé” será reapresentada nesta segunda, 26, e quarta-feira, 28, às 20h, no Theatro da Paz. O encerramento do Festival de Ópera será dia 1º de dezembro, às 20h, em frente ao teatro. Mais informações: 4009-8750.


Exposição PORTINARI | UFRJ - Convite


Créditos: Faculdade de Letras da UFRJ