segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A internacionalização do Grupo EELLIP

Nos últimos anos, a investigação acadêmica, no âmbito da Graduação, tem sofrido mudanças significativas. Uma delas diz respeito a um maior número de programas de incentivo ao intercâmbio cultural, seja em nível nacional, seja internacional, que visam ao aprimoramento discente. Programas como o Ciência sem fronteiras, por exemplo, têm se tornado cada vez mais divulgados, e os processos seletivos bastante concorridos. Nessa perspectiva, um detalhe fundamental pode fazer toda a diferença: refiro-me à experiência de ser um iniciante em pesquisa.

A participação discente em Projetos de Iniciação científica se torna algo primordial para o amadurecimento acadêmico, o que tem sido comprovado pela consistência dos resultados obtidos pelos atuais bolsistas de IC vinculados ao Grupo EELLIP.

Em 2011, Brenno Carriço foi um dos alunos contemplados da primeira edição do Programa de Mobilidade Internacional Top España (Santander Universidades) na Universidade Federal do Pará. Na ocasião, o discente foi premiado com bolsa de estudos para o desenvolvimento de atividades de pesquisa junto à Universidad de Salamanca (Espanha), uma das mais antigas e tradicionais instituições de ensino do mundo.

Na sua segunda edição, no ano de 2012, Pablo Rossini, graduando do sétimo semestre de Letras pela UFPa, é um dos seis selecionados pelo Top España para realizar um curso de Língua e Cultura Espanhola, com duração de três semanas, na universidade salmantina. Seu embarque está previsto para o dia 3 de janeiro de 2013.

O Grupo EELLIP quer parabenizar seus bolsistas e voluntários de IC pela excelência e seriedade do trabalho prestado. Desejamos sorte a você, Pablo, e sucesso a todos os colaboradores do projeto!!

Para conferir a matéria publicada no site da UFPA, clique aqui.


Texto: Brenno Carriço - Editor-Chefe do blog Grupo de Pesquisa EELLIP | UFPA - João Guimarães Rosa: arquivo & debates na Amazônia.

Oficina de Leitura João Guimarães Rosa (Evento - IEB/USP)










Apresentação



A Oficina de leitura João Guimarães Rosa reúne amigos que apreciam os livros do escritor e funciona desde 2004. Uma vez por semana durante 2 horas as pessoas participantes fazem a leitura do livro em grupo, em voz alta para perceber a sonoridade, a entonação, a beleza das palavras utilizadas pelo escritor. Com objetivo único de sentir o prazer de estar com amigos, de estar com o Guimarães Rosa, de trocar idéias e opiniões.

Eventualmente alguns convidados apresentam seus trabalhos sejam acadêmicos ou artísticos, desenvolvidos a partir da leitura da obra roseana. É impressionante a diversidade de olhares que a leitura do escritor possibilita. E temos o privilégio de ter esse conhecimento na nossa oficina.

Todas as pessoas interessadas poderão participar sem necessidade de nenhuma formalidade, sem nenhum pagamento ou inscrição. O nosso encontro é informal, encontro de amigos para apreciar o encantamento das palavras do escritor. Reiteramos o convite para as pessoas que tenham desenvolvido algum trabalho roseano. Venha que o espaço está aberto para a sua apresentação.







Quando | Todas as quartas-feiras das 18 às 20 horas

Onde | sala 02, Instituto de Estudos Brasileiros


Coordenação
Prof. Dieter Heidemann - heideman@usp.br
Rosa Haruco Tane - rosaharuco@yahoo.com.br


(Créditos: IEB/USP)