sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

A Palavra “Cão” não morde

No romance vencedor do Prêmio Clarín 2010, o argentino Gustavo Nielsen convida o leitor a uma reflexão sobre os limites da linguagem, seja a literária, seja a fotográfica



Do título às penúltimas páginas, passando pela epígrafe, A Outra Praia, estreia do argentino Gustavo Nielsen nas livrarias brasileiras, é uma narrativa carregada de símbolos. Isso talvez se deva à atenção dada pelo autor ao filósofo e semiólogo francês Roland Barthes, citado na abertura e nos agradecimentos. É como se tudo na vida fosse passível de uma segunda leitura. Inclusive o livro.


“Não reconheço ninguém”, diz o fotógrafo Antonio, o protagonista. A recíproca também vale: no contato inicial com a obra, demoramos a identificá-lo. O personagem e sua história vão surgindo lentamente aos nossos olhos, como no processo de revelação em que uma fotografia analógica é trazida à luz. Seguimos seu desencanto com a vida e com o casamento. Acompanhamos o magnetismo despertado pela jovem anônima clicada nas ruas de Buenos Aires. E, desencontrados, vagamos pelos capítulos como ele na praia, em busca de respostas: “Não se trata de amor por você nem por ninguém; o amor desapareceu da minha vida; minha única paixão é este ruidinho, clique”. A leitura então ganha foco e, num clique, sacamos o enredo. Agora é preciso reler página por página para comprovar que os indícios estavam lá.medo da incompreensão

Nessa obra, em que tudo tem dois lados, Nielsen sugere uma oposição interessante. Abre o livro com uma frase de Barthes (“Assim é a fotografia: não sabe dizer o que mostra”), seguida da curiosa cena em que amigos elucubram a história por trás de uma série de slides das férias de um casal, adquirida num bricabraque. A forte presença de imagens fotográficas que não conseguem dizer ecoa na opção pelo narrador onisciente, sugerindo uma reflexão sobre os limites das formas de expressão e a impossibilidade de dar conta do todo. De um lado, a foto, ilusão de reter o real. De outro, a narração literária, que, mesmo onisciente, é incapaz de mostrar de fato. As linhas sugerem, induzem a imaginação, mas, como já se disse, a palavra “cão” não morde.

Talvez a única fraqueza dessa obra de literatura fantástica esteja justamente no lidar com os limites. A onisciência do narrador de Nielsen por vezes soa exagerada, em especial nos apostos dos diálogos, que explicam que fulano ironizou, mudou de assunto ou fez-se de desentendido. Como se, ao criar a trama cheia de símbolos escondidos, o autor temesse a incompreensão.

No capítulo 14, epílogo bem-humorado com pegada happy end, a amarração destoa do tom soturno da obra. Mas mesmo aí cabe uma segunda leitura. O personagem escritor se chama Gustavo, como o autor. O que abre um jogo metaficcional em que A Outra Praia seria a outra vida de Gustavo Nielsen, confirmação da tese do livro – que não vou revelar para não tirar a surpresa do leitor.


20 livros grátis sobre cinema nacional para baixar

Entre os livros estão biografias de cineastas e roteiros de filmes nacionais que fizeram sucesso.

Livros fazem parte da coleção Aplauso, criada pela Imprensa Nacional.



A Universia Brasil, maior rede ibero americana de colaboração universitária presente em 23 países, reuniu uma série com 20 livros sobre cinema nacional que estão disponíveis de maneira gratuita na internet.


Os livros fazem parte da coleção Aplauso, criada pela Imprensa Nacional com o intuito de preservar a memória da cultura nacional e democratizar o acesso ao conhecimento. Entre as obras estão biografias de cineastas e roteiros de filmes brasileiros que se destacaram no passado. 

FONTE:Revista Biografia

BAIXE GRATUITAMENTE OS 20 LIVROS SOBRE CINEMA NACIONAL

Autor: Luiz Gonzaga Assis de Lucas

Autor: Alfredo Sternheim

Autor: Antonio Leão da Silva Neta

Autor: Antonio Leão da Silva Neto

Autor: Elaine Guerini

Autor: Antonio Leão da Silva Neto

Autor: Marcelo Lyra

Autor: Jairo Ferreira 

Autora: Miranda Leão

Autor:  Juliano Tossi

Autor: Roberta Canuto

Autor:  Antonio Leão da Silva Neto

Autor Carlos M. Motta