sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Bailes de salão estão de volta em clipe de Aíla


Meia luz, um bolero indecente a tocar e casais riscando o salão em rodopios sem fim. Um clima nostálgico e sedutor, ideal para quem deseja encontrar um par. Foi em um desses bailinhos antigos que surgiu um amor atemporal, que é o cerne da trama de “Proposta Indecente”, primeiro videoclipe da cantora Aíla. Em dois dias de trabalhos intensos, com direito a mudanças de cenários e figurinos, a equipe comandada por Carolina Matos e Brunno Regis concluiu a gravação do clipe. A locação não poderia ser mais apropriada: tudo foi gravado no salão de festas do clube Subsar, palco de vários amores reais que se desenrolam nos bailes da saudade que movimentam o lugar. 
“Estávamos em busca de uma história que coubesse na música, que fizesse sentido. E quando começamos o processo de pesquisa e produção surgiu a ideia de contar uma história que se passa num baile de salão de meia idade. Não foi à toa que escolhemos o Subsar como a locação do clipe, pois é um lugar que já fez muito sucesso com bailes e ainda mantém um público cativo. A própria música, que é um bolero, remete a isso, a um clima de baile antigo”, explica Carolina Matos, diretora do videoclipe. 
O clipe de “Proposta Indecente” é dividido em duas partes, simulando o deslocamento entre a realidade e fantasia proporcionado pelo amor.
“O clipe conta a história de amor de uma dançarina profissional que é paga para dançar no baile com pessoas que não têm par, mas que um belo dia encontra uma pessoa diferente no salão. É uma história de amor feita de opostos, extremos, que caminha entre a realidade e o sonho, por isso o vídeo é dividido em duas partes, mostrando primeiro a realidade, com um cenário decadente e várias pessoas dançando no salão, e depois o cenário de delírio, com o casal em um espaço cheio de abajures”, diz Carolina. Além do casal protagonista escolhido a dedo pela produção, quem se destaca é Dona Onete, compositora de “Proposta Indecente” e que tem um papel especial na estória. “A Dona Onete literalmente manda na festa. É ela quem entrega as fichas de dança para as pessoas que não têm par. Ela acaba fazendo a ponte entre os cenários de realidade e sonho”. 
E não só no videoclipe Dona Onete desempenha esse papel. A compositora deu de presente a Aíla a canção “Proposta Indecente”, que se tornou uma das músicas de maior sucesso do álbum “Trelelê”, primeiro trabalho da cantora. “Eu adorei a interpretação que a Aíla fez da música. Caiu no gosto das pessoas. E de lembrar que tinha gente apostando que não ia dar certo... mas deu muito certo. Ela cantou com carinho, apostou na música e causou uma grande repercussão desde a primeira vez que ela cantou, lá no Schivasappa”, lembra Dona Onete. 
Ela, que estreou diante das câmeras com a participação no filme “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios”, de Beto Brant, não esconde o orgulho e o frio na barriga em participar do clipe de “Proposta Indecente”. “Eu, toda vestida assim, nem parece que é a Dona Onete! Vai ser um clipe diferente, quando estiver pronto as pessoas vão entender a tal proposta. Quero que saia tudo bonito, que ela se saia bem no clipe e seja muito feliz na carreira”, diz, com ternura, referindo-se a Aíla. 
A jovem cantora era só sorrisos, e via na experiência nova uma forma de divulgar o trabalho que foi desenvolvido pelas duas. “Tô ansiosa, não tenho experiência nenhuma em gravação de videoclipe, mas tô acompanhada de pessoas experientes e sei que o resultado final vai ficar muito bom! Como eu sempre falo, esta música é um amuleto pra mim, é um presente que Dona Onete me deu. E gravar o clipe da música com a participação dela é maravilhoso. Esta canção abriu muitas portas pra nós duas e o clipe é uma forma de divulgar nosso trabalho juntas”, afirma Aíla, que é complementada por Dona Onete: “Acho que era isso que tava faltando no Pará: este união para as coisas darem certo”. 
Equipe busca apoio para finalizar projeto
A produção do videoclipe de “Proposta Indecente” conta com uma equipe de 70 pessoas, entre figurantes, operadores de câmera, áudio, maquiagem e figurino, entre outros. Segundo Aíla, apesar do grande número de pessoas envolvidas no projeto, o processo de produção do clipe, que é totalmente independente, foi bem delicado. “Foi um mês de trabalho de pré-produção. É um trabalho construído a muitas mãos. Conseguimos várias coisas, ajuda de fãs, pessoas que se dispuseram a ser figurantes, que emprestaram elementos para o cenário, como os abajures que estávamos procurando. Mas ainda estamos atrás de patrocínio para finalizar o projeto” , conta Aíla. 
Segundo Carolina Matos, apesar das dificuldades, o amor pelo projeto foi a tônica para que o trabalho da equipe fluísse. “Foi uma produção apertada, um processo corrido, mas acabamos multiplicando talentos. Cada um trouxe o seu referencial para o trabalho, do figurino ao cenário. Foi essencial a gente ter amor pelo projeto pra poder contar esta história de amor”, resume.
A equipe conta com profissionais com experiência na produção audiovisual, como Brunno Regis, na direção de fotografia, Dario Jaime na produção de elenco, Bóris Knez na direção de arte, Alessandra Torres como assistente de direção e André Morbach como assistente na direção de fotografia. Junior Campbell e Roberta Carvalho estão na produção de frente do projeto, e Beatriz Morbach no figurino. A direção geral é de Carolina Matos. 
O videoclipe de “Proposta Indecente” tem lançamento previsto para o dia 8 de março. Após a conclusão do projeto, a equipe pretende se dedicar à pré-produção do videoclipe “Preciso ouvir música sem você”.
(Diário do Pará)
Fonte: DOL