segunda-feira, 22 de abril de 2013

Revista Machado de Assis abre inscrições para Literatura e Ensaio

Quarto número aceitará traduções de trechos de obras não ficcionais, além de ficção, para divulgação no exterior

A Fundação Biblioteca Nacional (vinculada do Ministério da Cultura), que edita a Revista Machado de Assis - Literatura Brasileira em Tradução, em coedição com o Itaú Cultural, e parceria com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e o Itamaraty, anuncia nesta segunda-feira que estão abertas até 20 de maio de 2013 inscrições para o quarto número da publicação. Além de primeiros capítulos ou trechos de obras literárias de ficção e de criação poética, a nova convocatória está aberta para trechos de obras não ficcionais. Todos os trechos devem ser de obras brasileiras já lançadas no Brasil.
O quarto número aceitará a inscrição de trechos de obras de literatura e humanidades, especialmente dos seguintes gêneros: romance, conto, poesia, crônica, livro-reportagem, ensaio literário, ensaio de ciências sociais e ensaio histórico.
Os textos devem ser enviados já traduzidos ou para o inglês ou para o espanhol. O número será publicado no portal da revista [www.machadodeassismagazine.bn.br].
A cada edição são escolhidos 20 textos pelo Conselho Editorial da Machado de Assis. Trimestral em sua versão on-line e com dois números impressos por ano, a revista tem circulação internacional. O objetivo é difundir e estimular a publicação do livro brasileiro no exterior.
O projeto da Fundação Biblioteca Nacional, entidade vinculada do Ministério da Cultura, envolve parceiros que participam do projeto tendo como base o edital de coedições de publicações da FBN (15/5/2012 – D.O.U.). Suas atribuições são as seguintes: o Itaú Cultural, que sugeriu o projeto à FBN, é coeditor da publicação e criador do portal da publicação; o Itamaraty é o responsável pela distribuição internacional; e a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo realiza a impressão. Não há repasse de recurso entre as diferentes instituições.
Nem a FBN, nem os demais envolvidos no projeto da revista têm algum tipo de ganho financeiro em caso de contratação da obra por editora estrangeira.
FORMATOS DO TEXTO, DIREITO AUTORAL E REVISÃO:
Os textos devem ter no máximo 15 mil caracteres (sem contar os espaços) e formato Word (.doc). Junto deve vir uma declaração de liberação de direito de autor do texto original traduzido e do tradutor para a revista de circulação internacional (em formato impresso, digital e no site da publicação). Para realizar a inscrição também é necessário preencher um formulário.
Em caso de aprovação, será necessário preencher um formulário adicional de informações sobre o autor e a obra, no idioma em que o trecho foi inscrito (ou inglês ou espanhol).
Todas as traduções serão submetidas à revisão e poderão sofrer alterações de acordo com o critério dos editores. Não será exigida das traduções uma qualidade literária final. Em caso de contratação da obra por editora estrangeira, esta irá decidir o nome do tradutor definitivo, a ser escolhido sem o envolvimento da FBN ou demais participantes do projeto da revista.
ENDEREÇO PARA INSCRIÇÃO:
Os textos precisam ser dirigidos para o e-mail mamagazine@bn.br. Em caso de dúvidas, escrever para o mesmo email (mamagazine@bn.br) ou telefonar para 5521-2220-2057 ou 5521-2220-1994.
O material para a seleção deve ser apenas enviado por email (as liberações de direito autoral devem ser assinadas e escaneadas). Os selecionados serão obrigados a enviar as liberações de direito de autor e de tradução assinadas e pelo correio, para o Centro Internacional do Livro, o órgão da FBN responsável pelo projeto. O endereço será divulgado posteriormente.
DAS RESTRIÇÕES
De acordo com as linhas gerais estabelecidas pelo Edital de Coedições da FBN, que rege a Revista Machado de Assis, não poderão participar da seleção autores, tradutores, editores e agentes que sejam Membro do Conselho Editorial da publicação, dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, do Ministério Público ou do Tribunal de Contas da União, ou que possuam cônjuge ou companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade até o 2º grau, nestes poderes ou no Conselho Editorial da publicação.
Também está vedada a participação de servidor público vinculado à FBN ou respectivo cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade até o 2º grau.