quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

CICLO DE PALESTRAS - TEMA: FENOMENOLOGIA E LEITURA EM WOLFGANG ISER

O grupo de pesquisa EELLIP proporcionará  o segundo módulo do ciclo de estudos e palestras Paradigmas Críticos do Século XX. O módulo dividido em 4 partes terá como tema FENOMENOLOGIA E LEITURA EM WOLFGANG ISER, que ocorrerá nos dias 7, 14 e 22 de março e, também, 04 de abril sempre nos horários de 14h às 16h no auditório Francisco Paulo Mendes no ILC. Para se inscrever envie um e-mail com nome e número de matrícula para eellip.ufpa@gmail.com ou compareça a sala 3 do prédio da pós-graduação em letras.

IAP "RECEBE CARAVA DE ESCRITORES"



O Instituto de Artes do Pará inicia hoje a programação da Caravana de Escritores 2013 “A escrita e a voz – diálogos sobre a literatura contemporânea”, com palestra dos escritores Bráulio Tavares (PB), João de Jesus Paes Loureiro (PA) e Paulo Henriques Britto (RJ). O evento, que faz parte do Circuito Nacional de Feiras de Livro e Eventos Literários feito em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), segue até o dia 28 deste mês, sempre a partir das 18h, com entrada franca. 

A palestra de abertura será “Literatura fantástica no Brasil”, com escritor, poeta e compositor brasileiro Bráulio Tavares. Natural da Paraíba e morador do Rio de Janeiro desde 1982, Tavares pesquisa há 20 anos a literatura fantástica e a ficção científica brasileira, em contraponto aos diversos pesquisadores que se dedicam a estudar a literatura realista de escritores como Guimarães Rosa e Machado de Assis. 

Culturalmente encarada como uma característica da literatura estrangeira, as histórias fantásticas e de ficção científica do Brasil é ainda pouco estudada, o que motivou a dedicação de Bráulio. “Não é uma coisa muito cultivada no Brasil e nem muito estudada pela Academia, mas com as pesquisas descobriu-se que a ficção científica e a literatura fantástica existem no país desde o século XIX, sendo praticada simultaneamente com a Europa”, defende o escritor.

Uma das obras mais antigas encontradas até agora foi “O doutor Benignos”, escrita em 1875 por Augusto Emílio Zaluar ao mesmo tempo que Júlio Verne, na França. Outra obra, “A rainha do Ignoto”, data de 1899 e foi escrita por Emília de Freitas, do Ceará. Em um sebo, Bráulio também encontro o livro “A liga dos planetas” (1923), de Albino Coutinho. “A gente tem um clube informal de pesquisadores espalhados pelo Brasil onde cada um compartilha as obras que encontro”, conta o escritor. 

Ainda que as obras não tenham uma escrita muito elaborada, Bráulio considera essencial que se tornem conhecidas pelo público. “Tem um importância, que eu chamo de sociologia da literatura, de saber o que as pessoas escreviam em outras épocas”, completa. Para isso, espera-se que as obras de ficção e fantasia sejam reeditadas, com uma leitura contemporânea, para serem distribuídas e comercializadas. 

A Caravana de Escritores continua amanhã com a palestra “A poesia brasileira hoje”, ministrada por Paulo Henriques Britto, do Rio de Janeiro, tradutor profissional de inglês, poeta, ensaísta e professor universitário. Ao longo da carreira, Britto recebeu quatro prêmios nacionais de poesia e também de tradução de obras estrangeiras. Na quinta-feira, a programação será com o poeta, pesquisador e escritor paraense João de Jesus Paes Loureiro que apresentará a palestra “A poesia como encantaria da linguagem”, às 18h e, às 19h, a Caravana encerra com a mesa redonda “A escrita e a voz – diálogos sobre a literatura contemporânea”.

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DA REVISTA TEXTO LIVRE

A Revista Texto Livre tem avaliação Qualis CAPES B5

A Revista Texto Livre recebe submissões de artigos, resenhas e ensaios de tema livre para os dois números de 2013:
  • até 5 de março para o número de outono;
  • até 5 de agosto para o número da primavera.

A Revista Texto Livre: linguagem e tecnologia, ISSN 1983-3652, é uma publicação científica semestral do Grupo Texto Livre (www.textolivre.org), da Faculdade de Letras da UFMG, e visa à publicação de textos inéditos sobre Linguística, Educação (inclusive Educação a Distância), Cultura Livre, Software Livre, Tecnologia da Informação e, sobretudo, abordagens interdisciplinares. Ela recebe textos em português, inglês, espanhol, francês e italiano, que são submetidos à avaliação do Conselho Editorial, segundo as normas para contribuições.

As diretrizes para os autores podem ser encontradas no seguinte endereço: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/about/submissions#authorGuidelines

Revista Texto Livre: Linguagem e TecnologiaISSN 1983-3652