segunda-feira, 3 de junho de 2013

Edital do Santander para Universidades Bolsas Ibero-Americanas

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), lança o Edital de Mobilidade Acadêmica Internacional, no âmbito do Programa Santander Universidades Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação. Os interessados podem se inscrever até o dia 18 de agosto. Confira o Edital.

O objetivo do programa é propiciar aos estudantes de graduação uma oportunidade de acesso a culturas estrangeiras, realizando um semestre de intercâmbio em renomadas universidades ibero-americanas conveniadas com o Programa Santander e com a UFPA.

Portugal e Espanha - Das dez vagas ofertadas, cinco serão direcionadas para Portugal, sendo duas para a Universidade de Porto, e as outras três para o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), o Politécnico do Porto, a Universidade da Beira Interior, a Universidade de Coimbra e a Universidade Técnica de Lisboa. As outras cinco vagas são para a Espanha, onde o Programa faz parceria com a Universidad Autónoma de Madrid, a Universidad Complutense de Madrid, a Universidad de Alicante, a Universidad de Granada, a Universidad de Salamanca, a Universidad de Málaga, a Universidad de Barcelona, a Universidad Autónoma de Barcelona, a Universidad de Valência e a Universidad Santiago de Compostela.

O aluno interessado em participar deve estar matriculado na UFPA, cursar a partir do 5º semestre, ter Coeficiente de Rendimento igual ou superior a oito, com, no máximo, duas reprovações, e deve possuir, no mínimo, 40% dos créditos obrigatórios previstos em seu curso. Estudantes que já participaram de programas de mobilidade para o exterior, mantidos pela UFPA, não poderão participar da Seleção.

Como participar - Para se inscrever, os alunos devem separar cópias do comprovante de inscrição, preenchido, e do passaporte; comprovante de matricula; Histórico Escolar da UFPA, junto com o Coeficiente de Rendimento; Currículo Lattes; carta de intenção do candidato, apresentando os motivos pelos quais deseja participar do programa; carta de recomendação, assinada por um professor da UFPA; Certificado de Língua Estrangeira, caso deseje o intercâmbio da Espanha; e dois planos de estudos. Esses documentos deverão ser entregues na Prointer, localizada no 3° andar do prédio da Reitoria da UFPA, Campus Básico, ou na Travessa 3 de Maio, 1573, em um envelope com a inscrição Programa Santander Universidades Bolsas Ibero-Americanas 2013. O horário é das 9h às 11h e das 14h30 às 16h.

Texto: Carlos Fernando Pinheiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução

Fonte: Portal UFPA