sábado, 1 de dezembro de 2012

Luiz Roncari traz ao TRMJ personagens de "Buriti"


No dia 3/6, a Academia Brasileira de Letras deu continuidade à viagem ao mundo do escritor João Guimarães Rosa no 3º Ciclo de Conferências. Sob a coordenação do acadêmico Antonio Carlos Secchin, a palestra foi do professor da Universidade de São Paulo, Luiz Roncari.

Especialista em Literatura Brasileira, Roncari analisou os personagens que vivem na novela "Buriti". "Elas serão vistas como pessoas empíricas dentro dos quadros patriarcais da vida social brasileira e como manifestações míticas de uma trama dionisíaca, na fazenda do Buriti Bom." - resumiu o professor.

Patriarcalismo e dionisismo no santuário do Buriti Bom, por Luis Roncari, encontra-se disponível em vídeo e fotografia para consulta no Arquivo Múcio Leão, da Academia Brasileira de Letras.




Saiba mais:

Luiz Roncari
Professor Titular da área de Literatura Brasileira da USP.
Autor, entre outros livros, de Literatura Brasileira: dos primeiros cronistas aos últimos românticos (São Paulo: EDUSP, 2002, edição revista e ampliada), O Brasil de Rosa: o amor e o poder (São Paulo: Editora UNESP, 2004, reedição revista) e O Cão do Sertão: literatura e engajamento (São Paulo: Editora UNESP,  2007).



Fonte: Academia Brasileira de Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário