sábado, 8 de dezembro de 2012

''Êxtase''. Fotografias de Guy Veloso exibem sincretismo


Êxtase de cores e personagens que se misturam em um envolvimento intenso que ultrapassa religiões. O fotógrafo Guy Veloso, convidado este ano do 31º Salão Arte Pará, traz uma individual de 13 fotografias ampliadas em grande formato na Galeria Fidanza, do Museu de Arte Sacra, a partir de sexta-feira, 12 de outubro. A curadoria é de Paulo Herkenhoff e Armando Queiroz.

Entre 2009 e 2011 Veloso documentou em Belém  procissões Católicas e cultos de matriz africana (Umbanda, Candomblé e Tambor de Mina). E, o que é algo incomum hoje em dia: tudo feito com equipamento analógico. Trata-se do primeiro ensaio feito pelo fotógrafo após expor na 29ª Bienal de São Paulo em 2010, uma das 3 maiores mostras de arte do mundo.

“Em 2004 o historiador e fotógrafo Michel Pinho me levou para fotografar um terreiro com a anuência do sacerdote. Desde aquele dia vislumbrei em fazer um estudo com as religiões afrodescendentes, o que poderia ser um dia exibido lado a lado aos tantos outros ritos que já documentava dentro do cristianismo”, diz o fotógrafo.

Na mostra Veloso mistura umbanda e catolicismo na mesma parede e não coloca legendas abaixo das fotos, dando certo mistério, uma confusão de qual cerimônia se tratar. “Fiz de propósito: se elas chegam a se confundir na exposição, é por que não há de ter preconceito”, relata o artista.

Guy Veloso nasceu em Belém (1969), é formado em Direito e tem fotos em acervos de museus e galerias nacionais e internacionais, como a Essex Collection of Art from Latin America, Colchester-Inglaterra; Centro Português de Fotografia, Porto-Portugal; Coleção Joaquim Paiva/MAM-RJ; MAM/SP e Pirelli-MASP.

Site do fotógrafo: http://www.guyveloso.com.br

Serviço:
Exposição “Êxtase, de Guy Veloso”

Curadoria:  Paulo Herkenhoff e Armando Queiroz
Visitação: até 11 de dezembro de 2012
Horário: 10 às 18 horas, de terça a domingo
Local: Galeria Augusto Fidanza - Museu de Arte Sacra
Endereço: Praça Frei Caetano Brandão, s/n Entrada franca


Fonte: GUIART

Nenhum comentário:

Postar um comentário