sábado, 8 de dezembro de 2012

39º Enarte exibe produção da Escola de Música da UFPA


A produção artística e científica da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA) vai estar à disposição da comunidade universitária e do público em geral entre os dias 10 e 14 de dezembro. É quando ocorrerá o 39º Encontro de Artes de Belém, evento promovido pela instituição através do Instituto de Ciências das Artes (ICA). Entre comunicações científicas, recitais, concertos e oficinas, serão dezenas de atividades, as quais reunirão mais de 200 músicos e servidores federais em eventos realizados em vários palcos de Belém.

Para a pianista Adriana Azulay, diretora da EMUFPA, a 39ª edição do ENARTE traz como objetivo principal a revisão e avaliação da produção da escola. “O evento, este ano, ocorre num período de transição em que investimos muitos recursos na reforma e mudança das nossas sedes. Por conta disso, não teremos grandes atrações internacionais como em outros anos, mas teremos uma ótima produção interna com grandes ganhos para a formação dos nossos alunos”, avalia.

O evento começa no dia 10, pela manhã, com as atividades do 2º Fórum de Pesquisa da EMUFPA, que vai trazer comunicações científicas de quatro mestres e 12 doutores formados em 2012 por meio de convênio entre a UFPA e a Universidade Federal da Bahia (UFBA). “Através desse convênio interinstitucional, tanto os cursos técnicos da EMUFPA quanto a graduação em licenciatura da UFPA tiveram um grande aporte de conhecimento”, conta o prof. dr. Alexandre Contente, um dos coordenadores do evento. O fórum ocorrerá nos dois primeiros dias do ENARTE, de 9h às 12h e de 14h às 18h, no Ateliê de Artes do Campus Guamá. O acesso é livre.

Oficina de Saxofone - Também nesses dois dias, ocorrerá a oficina de saxofone com o professor Dilson Florêncio, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele é um dos nomes mais importantes desse instrumento na atualidade em todo o Brasil. Chegou a ser o primeiro e, até agora, o único sul-americano a obter o 1° Prêmio de Saxofone do Conservatoire National Supérieur de Musique de Paris (CNSMP).

Florêncio tem performances como recitalista, em quartetos de saxofones e solista em mais de 40 concertos com orquestra sob a regência de maestros como Isaac Karabtchevsky, David Mackenzie, Fábio Mechetti, Roberto Duarte, Osman Giuseppe Goia, Carlos Veiga, Roberto Minczuc, Per Brevig, Silvio Barbato, Ligia Amadio, Pablo Saelzer, Silvio Viegas, Marcelo Ramos e Mário Tavares.  Apresentou-se em todo o Brasil e na Argentina, Colômbia, França, Espanha e Canadá, sempre dividindo as performances com as atividades de ensino do instrumento. O master class de Florêncio ocorrerá entre os dias 10 e 11 na EMUFPA (Tv. Padre Prundêncio, 220 – Centro).

Programação - O curso de História da Música, com a professora Conceição Perrone, uma das coordenadoras do programa de pós-graduação da UFBA, será entre os dias 12 e 14, das 9h às 12h, na EMUFPA. No mesmo local, entre os dias 10 e 14, de 18h às 19h30, ocorrerá a oficina “Introdução à Linguagem do Jazz”, com Yuri Guedelha. Para participar, basta se dirigir ao local dos cursos e oficinas.

Ainda dentro da programação, de 11 a 14, no Sesc Boulevard, haverá recitais de professores e alunos da EMUFPA, que vão mostrar resultados de projetos musicais da escola. É o caso da Camerata de Violões, coordenada pelo professor Adalberto Teixeira, que se apresenta na sexta-feira, 14, a partir das 18h. Já na Praça Batista Campos, haverá mostras de resultados de oficinas que vem ocorrendo ao longo do ano através de convênio entre a Escola de Música e o Serviço Social da Indústria (Sesi). As mostras ocorrem também de 11 a 14, sempre às 18h.

Atrações musicais - Entre as principais atrações musicais estão: o recital “A noviça rebelde”, que será executado pelo coral infantil da EMUFPA; e a Orquestra Infantil de Violinistas Lícia Arantes no coliseu do complexo São José Liberto, no dia 12, às 17h. No mesmo local, no dia seguinte, será a vez da apresentação da Graduation Band e do Coral da Escola de Aplicação.

De 10 a 14, ocorrerá, no Memorial dos Povos (Av. Gov. José Malcher S/N), a mostra principal do evento, que encerrará as atividades de cada dia a partir das 20h com apresentações da Orquestra Experimental da EMUFPA, sob regência do maestro Miguel Campos Neto; da Sam Band, sob regência do maestro Elienay Carvalho; da Orquestra Jovem de Violoncelista da Amazônia, sob coordenação do professor Áureo de Freitas;  da Zarabatana Jazz e Dayse Addário; e da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta.

Confira a programação completa.

Serviço

39º Encontro das Artes de Belém – Enarte
De 10 a 14 de dezembro
Locais: EMUFPA (Tv. Padre Prudência, 220), São José Liberto, SESC Boulevard, Praça Batista Campos e Memorial dos Povos. 
Entrada Franca. 
Informações: (91) 3242 6233 / 3242 6240

Texto: Ascom ICA
Fotos: Alexandre Moraes


Fonte: PORTAL UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário