quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Projeto Amazônia, Lugar Experiência constitui um acervo de obras na UFPA

A Região Norte inspirou e inspira um grande número de obras que refletem a Amazônia. É com a ideia de constituir um acervo com a realidade amazônica, que surge o projeto Amazônia, Lugar da Experiência. A exposição, que tem curadoria do artista e professor Orlando Maneschy, da UFPA, acontecerá a partir do dia 4 de outubro até fevereiro de 2013, no Museu da Universidade Federal do Pará, na Casa das Onze Janelas e no Cinema Olympia.

O projeto Amazônia, Lugar da Experiência ganhou o Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça – Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais, da Fundação Nacional de Artes, o que possibilitou a realização da exposição e permitiu que o projeto adquirisse obras de artistas representativos no cenário das artes visuais no País que tenham sido realizadas a partir da experiência de imersão na Amazônia.

Segundo o curador, professor Orlando Maneschy, o objetivo é ir além de uma exposição, mas também “constituir uma reflexão na academia a partir dessas obras, desdobrando questões no educativo, envolvendo discentes e docentes, visando, também, que pesquisas sejam ativadas, a partir da coleção”. Ele conta que “a importância é imensa, por viabilizar constituir esse conjunto, ainda com um site que irá se expandir. Vale destacar que ele não se configuraria dessa forma se não tivesse a aderência de proprietários, que doaram obras, bem como de artistas, colaborando com a coleção”.

Obras – A exposição reúne as obras dos artistas Acácio Sobral, Alberto Bitar, Alexandre Sequeira, Armando Queiroz, Claudia Andujar, Claudia Leão, Danielle Fonseca, Dirceu Maués, Éder Oliveira, Elza Lima, Grupo Urucum, Keyla Sobral, Lucas Gouvêa, Lúcia Gomes, Luciana Magno, Luiz Braga, Jorane Castro, Maria Christina, Melissa Barbery, Miguel Chikaoka, Octavio Cardoso, Oriana Duarte, Paula Sampaio, Raquel Stolf, Roberta Carvalho, Roberto Evangelista, Rubens Mano, Sinval Garcia, Thiago Martins de Melo, Val Sampaio e Victor de La Rocque, que se utilizam de imagens, fotografias, desenhos, objetos, mapas, vídeos, entre outros, para retratar a realidade amazônica.

Plataforma Digital – Além da exposição, o projeto faz a utilização de uma plataforma on-line, que viabilizará o acesso às obras, aos artistas e aos textos de vários críticos disponíveis para leitura e download. Dentre os textos que estarão disponíveis, encontram-se as produções de Paulo Herkenhoff, Tadeu Chiarelli, Éder Chiodetto, Marisa Mokarzel, João de Jesus Paes Loureiro, dentre outros pesquisadores. O site ainda está em processo de expansão. Para acessá-lo, clique aqui.

Prêmio - O Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais, da Fundação Nacional de Artes, objetiva reconhecer e estimular iniciativas que contribuam para o campo das artes visuais e para a valorização das linguagens artísticas nacionais, por meio da pesquisa, informação, formação, produção e circulação. Ele se divide em quatro categorias: Bibliotecas Básicas de Artes Visuais; Periódicos e Revistas sobre Artes Visuais; Pesquisa de Acervos Artísticos – Obras de Referência; e Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça.



Serviço:

Amazônia, Lugar da Experiência.

>> Dia: De 05 de outubro de 2012 a 06 de janeiro de 2013
Local: Museu da Universidade Federal do Pará, localizado na Av. Governador José Malcher, 1192 – Nazaré.
Contato: (91) 3224.0871 / (91) 3242.8340

>> Dias: 06, 20 e 27 de outubro; 03, 10, 17 e 24 de novembro; e 01 de dezembro.
Hora: 18h.
Local: Espaço Municipal Cine Olympia, localizado na Av. Presidente Vargas, 918 - Campina.
Contato: (91) 3230.5380

>> Dias: De 04 de outubro de 2012 a 06 de janeiro de 2013.
Local: Intervenção Urbana, localizado na Rua da Marinha, 250.

>> Dias: De 18 de dezembro a 17 de fevereiro de 2013.
Local: Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, localizada na Rua Siqueira Mendes - Cidade Velha.
Contato: (91) 4009.8823



Texto: Paloma Wilm – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação/ evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário