quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Palestra ajuda a reconhecer os diferentes tipos de texto e como lidar com eles | NPI - UFPA

Muitas pessoas acreditam que texto é apenas um aglomerado de palavras escritas em um papel. Mas, na verdade, imagens, cheiros, ruídos, tudo que possui significado e é plausível de interpretação pode ser considerado texto. Ajudar a reconhecer os diferentes tipos de texto e como lidar com eles é um dos objetivos da palestra “Juntando Letras para Ler o Mundo: aspectos lúdicos e reveladores da leitura”, que acontece amanhã, 5 de dezembro, às 9h, na Sala de Multimídia 01, do Ensino Médio, da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, antigo Núcleo Pedagógico Integrado (NPI). A inscrição é gratuita e deve ser feita no local do evento.

A programação vai tratar das descobertas que as leituras proporcionam, tanto pelos livros quanto pelas imagens. “O objetivo é incentivar uma reflexão sobre as múltiplas leituras do mundo, seja por meio das cores, dos ruídos, dos sonhos, de tudo o que se vê e se ouve. O despertar para a leitura do vivido ou ainda buscar acessar a realidade pela leitura nos ajuda a entender o passado e projetar o futuro. A leitura é interpretação e projeção captada e, como tal, cria e recria nossas realidades e nos move”. É o que afirma a palestrante e professora da UFPA Suelene Pavão.

A palestra é uma iniciativa do Laboratório Interdisciplinar para o Ensino de Sociologia na Educação Básica (Laboratório Helicônia), coordenado pelas professoras Eleide e Maria do Carmo Dias. Segundo a professora Suelene, serão utilizados textos escritos, músicas e um vídeo, para discutir o que a leitura pode proporcionar nestes diferentes meios. Além de um texto sobre o papel do professor e sua missão de despertar o interesse dos alunos para a leitura. O encontro é voltado para professores do ensino básico, estudantes de licenciatura que estão fazendo estágio docente, alunos do ensino médio e outras pessoas interessadas.

Ensino – O Laboratório Helicônia é um espaço interdisciplinar cujos objetivos são motivar a criação de novas metodologias de ensino e produções acadêmicas voltadas para a Educação Básica. O Laboratório recebeu este nome devido à comparação metafórica com as helicônias, plantas tropicais de cores intensas, dificilmente despercebidas por conta do seu poder de transformar o ambiente onde se encontram.

Serviço:

Palestra: “Juntando Letras para ler o mundo: aspectos lúdicos e reveladores da leitura”
Local: Sala de Multimídia 01 do Ensino Médio da Escola e Aplicação da UFPA.
Data: 5 de dezembro, às 9h.

Texto: Tháís Siqueira - Assessoria de Comunicação da UFPA


Nenhum comentário:

Postar um comentário