sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Universidade de Bolonha inscreve para professor visitante


Professores da Universidade Federal do Pará (UFPA) podem se candidatar à vaga de professor visitante do Instituto de Estudos Avançados (ISA) da Universidade de Bolonha. Serão oito selecionados, entre professores e pesquisadores, para o período de julho a dezembro de 2013. Esta iniciativa possui o apoio da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER) da UFPA.

Segundo a assessora da PROINTER, professora Leila Assef, essas iniciativas são apoiadas pela Pró-Reitoria, pois “tem por função primordial alavancar parcerias internacionais com instituições com reconhecimento acadêmico, a fim de contribuir para a melhoria da formação dos principais envolvidos no processo de ensino, pesquisa e extensão da UFPA. Portanto, esse programa é mais uma oportunidade para que nossos professores aprimorem seus conhecimentos em uma renomada instituição do exterior, como a Universidade de Bolonha.”

Inscrições - Para se candidatar a algumas das vagas, é necessário entrar em contato com um professor da Universidade de Bolonha, para que ele envie o Formulário que pode ser baixado pelo site do ISA, uma carta de candidatura assinada pelo Professor (ou pesquisador), que está sendo convidado, com a descrição do perfil científico e do projeto de pesquisa, indicando seu Chefe do Departamento / Centro de referência, Curriculum Vitae detalhado do candidato convidado, com uma lista completa de publicações.

A integração do candidato a professor visitante em atividades de pesquisa no Departamento ou Cento de Pesquisa da Universidade de Bolonha, e o Curriculum Vitae serão documentos avaliados pelos membros do Conselho do Instituto de Estudos Avançados. O prazo para fazer a candidatura termina em 31 de dezembro de 2012, e o resultado deverá ser divulgado até o dia 20 de janeiro de 2013.

Segundo a professora Leila Assef, participar desta parceria é importante, pois “recai  no aperfeiçoamento da trajetória acadêmica dos professores envolvidos no programa, uma vez que no Programa de Professor Visitante há a socialização de experiências, uma troca de conhecimentos, contribuindo assim para uma melhor qualidade do ensino oferecido para os estudantes de ambas as instituições, sem contar com a visibilidade que as universidades alcançam em continentes distintos”.

Texto – Carlos Fernando Pinheiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução Google


Nenhum comentário:

Postar um comentário