quinta-feira, 29 de novembro de 2012

UFPA assina convênio de cooperação com universidade chinesa


A Beijing University of Chemical Technology é a mais nova parceira da Universidade Federal do Pará em cooperação técnica e científica internacional. O convênio com a universidade chinesa foi assinado nesta quarta-feira, 28, pelo pró-reitor de Relações Internacionais (Prointer/UFPA), Flávio Nassar, na ocasião, reitor em exercício da UFPA, e pelo vice-presidente da Beijing, Dongsheng Chen. O acordo visa promover o intercâmbio de professores, pesquisadores, alunos e pessoal técnico, execução de projetos em comum e realização de cursos, conferências e seminários.

O encontro entre os representantes das duas instituições foi realizado na sala de reuniões da Secretaria Geral dos Conselhos Superiores Deliberativos (SEGE). Antes da cerimônia de assinatura do acordo, cada universidade fez uma apresentação dos grupos de pesquisa e das áreas de atuação. Como uma das áreas de interesse da universidade chinesa é a de produção de energia, foram convidados pesquisadores do Instituto de Tecnologia (ITEC/UFPA) e do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN/UFPA), os quais desenvolvem estudos sobre a produção de biodiesel.

A assessora da Prointer Leila Assef ressalta que, ao formalizar parcerias com instituições estrangeiras, “a intenção da UFPA é alcançar todos os institutos para que todos os professores e pesquisadores possam se beneficiar do acordo. Posteriormente, poderão ser feitos aditivos específicos entre as áreas de interesse das duas instituições”.

Os representantes das duas instituições ficarão responsáveis de elaborar um plano anual de trabalho e de acompanhar as atividades previstas no convênio e nos termos aditivos que vierem a ser celebrados.

Ampla cooperação - Além de promover a cooperação técnica e científica, o convênio com a universidade chinesa amplia o conhecimento cultural por meio do intercâmbio. “Isto significa que a UFPA está se abrindo para o mundo. Recentemente, promovemos um treinamento para que pesquisadores nossos participem de um programa internacional da União Europeia”, comemora o pró-reitor de Relações Internacionais, Flávio Nassar.

Para o vice-presidente da Beijing University, Dongsheng Chen, o acordo com a UFPA representa o esforço conjunto de duas instituições que visam trabalhar na resolução de problemas. “É uma forma de abrir portas tanto para alunos quanto para professores, no sentido de trabalho coletivo em prol do desenvolvimento e da melhoria de vida das pessoas”, afirmou.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes



Nenhum comentário:

Postar um comentário