quinta-feira, 29 de novembro de 2012

"Recitais de Contrabaixo da EMUFPA" apresenta talentos

Nesta quinta-feira, dia 29, acontece "Recitais de Contrabaixo na Escola de Música da UFPA" (EMUFPA). Dois alunos, Átila Miranda e Fernando Collins, irão se apresentar acompanhados pelo som do piano do professor Isac Almeida. Os alunos fazem parte do Projeto “Grupo de Contrabaixo da EMUFPA”, coordenado pela professora Alessandra de Castro.

O Grupo, criado pela professora Alessandra, objetiva criar um espaço em que os alunos do curso básico e técnico – de Instrumentista de Orquestra e Instrumento Específico – podem desenvolver sua técnica, prática instrumental, conhecendo repertórios musicais variados, que vão desde a música clássica ocidental até a brasileira popular, divulgando, assim, as diferentes formas de apropriação dos instrumentos. Por conta deste projeto, alunos já tiveram a oportunidade de se apresentar nos “Recitais de Contrabaixo na Sala Altino Pimenta”, desde 2010 até este ano. E a apresentação deste recital, no dia 29, é uma forma de avaliação do trabalho produzido com os dois alunos ao longo deste ano.

Processo de ensino-aprendizagem – A professora Alessandra Castro orienta seus alunos de maneira individual, de acordo com o nível em que cada aluno está. “Átila é aluno do primeiro ano do curso básico, começou contrabaixo no ano passado. Fernando é aluno do primeiro ano do curso técnico e já concluiu o curso técnico Instrumentista de Orquestra”.A professora informa o nivelamento de cada um dos instrumentistas a se apresentarem no Recital.

Fernando Collins Costa iniciou seus estudos em contrabaixo na EMUFPA, no ano de 2009. Possui apresentações no “Recital de Contrabaixo” ocorrido na Sala de Recital Altino Pimenta, nos anos de 2011 e 2012, na Mostra Artística Semestral da EMUFPA, no “Recital da Capela”, ocorrido na capela do Polo Joalheiro São José Liberto, em junho de 2012. Atualmente, cursa o primeiro ano do curso técnico em Música, habilitação em Contrabaixo Acústico, além de ser membro do Grupo de Contrabaixo desde 2011.


Átila Costa Miranda iniciou seus estudos em contrabaixo na EMUFPA, no ano de 2011. Já participou de eventos como o “Recital de Contrabaixo” ocorrido na Sala de Recital Altino Pimenta, nos anos de 2011 e 2012, e da Mostra Artística Semestral da EMUFPA, no “Recital da Capela", em junho de 2012. Atualmente, cursa o primeiro ano do curso básico em Contrabaixo Acústico e também é membro do Grupo de Contrabaixo desde 2011.

Programação - A professora Alessandra também se apresentará no rRecital com os alunos. “Farei uma participação com eles, tocando duos. Eles tocarão obras de um compositor alemão radicado no Brasil, Ernest Mahle. Fernando também tocará uma peça do compositor brasileiro Francisco Mignone. E Átila, além de tocar o Mahle, tocará, também, outra peça de compositores brasileiros - Aquino & Vasconcellos”, explica a professora e coordenadora do Grupo.

Serviço:

Recital de Contrabaixo 
Data: 29 de novembro
Local: Sala de ensaio da EMUFPA
Hora: 17h

Texto: Ascom / ICA
Fotos: Divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário