segunda-feira, 6 de maio de 2013

outra Travesia: Chamada de artigos - número 15 - Poesia: a voz e a escuta

Os editores da outra travessia (qualis A2) convidam a todos interessados a colaborar no número 15 da revista, que terá como tema Poesia: a voz e a escuta.
Com Jean Luc-Nancy, sabemos que, no cerne de toda reflexão sobre a linguagem, há uma compreensão de que não haveria voz sem escuta, nem escuta sem voz. Nessa relação são jogadas as batalhas constitutivas da política e da estética desde a antiguidade e, nas últimas décadas, ganhou um interesse redobrado para pensamento teórico crítico que, por sua vez, acabou encontrando na poesia um espaço privilegiado, não de resolução das tensões e dissimetrias entre quem diz e quem escuta, mas de evidenciação do impasse, do vazio, do abismo, da eterna e inelutável cisão entre som e sentido. Essa cisão, entretanto, promove atrito de sons e sens, de dados e ecos, que fulgura na poesia, constitui o encontro mais breve e sutil e, no entanto, também o mais concreto possível, entre nossa subjetividade singular e o ambiente material que nos cerca, quer seja, o atrito produz energia.
O pensamento sobre a voz e a escuta da poesia abre, para além dos seus fundamentos na filosofia da linguagem, um imenso leque de linhas reflexivas. Pensar a voz pode ser problematizar, por exemplo, a Stimmung, a tonalidade emotiva que abre a poesia ao seu ser e sua morte; a musicalidade da poesia e com ela o questionamento da representação na arte; a retórica e a poesia como performance. Pensar a escuta pode ser problematizar, por exemplo, os modos de trabalhos com a tradição, como se devolve uma dicção datada, crônica, a um uso ana-crônico, porém, potente; a abdicação e a reinstauração da voz própria frente ao impróprio, no processo de criação de subjetividades, comunidades.
A partir, portanto, da exploração de algum desses aspectos entre muitos outros possíveis, já seja da perspectiva da filosofia da linguagem, da crítica literária, ou da cultural, a revista outra travessia convida estudiosos e pesquisadores a refletir, escutando, o que a voz da poesia ainda tem para – sem pronunciar – nos dizer.

As colaborações devem ser enviadas até o dia 03/06/2013, em conformidade às normas de publicação da outra travessiaatravés do site: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/Outra/index
Os artigos serão submetidos à avaliação do conselho de pareceristas da revista.

Os Editores
Carlos Capela
Joca Wolff
Fernando Floriano Petry
Editores especiais do número 15
Susana Scramim
Luciana di Leone

Nenhum comentário:

Postar um comentário