sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Mostra de jazz “Jacofest” acontece neste final de semana na Estação das Docas | Belém

Neste final de semana, o Anfiteatro São Pedro Nolasco será palco para a mostra “Jacofest – Jazz da Amazônia Contemporânea”, que reunirá artistas nacionais e internacionais de jazz fusion. Nos dias 8 e 9, Rafael Lima & Juçara Abé, Adelbert Carneiro, Mg Calibre e Minni Paulo Medeiros, se apresentam, a partir das 19h30, na Estação das Docas. O festival contará com a participação do trombonista Bocato (SP) e do pianista Omar Sosa (Cuba).

Para lembrar, com música de boa qualidade, os 25 anos da morte do baixista norte-americano Jaco Pastorius, brutalmente assassinado em setembro de 1987, na Flórida, Rafael Lima e Andrea Andrade, idealizaram o Jacofest. Através do festival de jazz, a capital paraense entra para a história do cenário do jazz fusion, plantando uma pequena semente, ao reunir no palco músicos autorais que comungam do pensamento musical pastoriano: música sem fronteiras, música sem rótulos, música inquieta.

“Desde que pensamos no festival, há dez anos, sonhamos realizá-lo de frente para a baía, pois para os artistas que vem de fora é muito mais atrativo mostrar as belezas e a nossa história. Por conta disto, pensamos no Anfiteatro São Pedro Nolasco, na Estação, um espaço que representa o nosso Pará”, explica o idealizador do Jacofest Rafael Lima.

O trombonista Bocato e o pianista cubano Omar Sosa serão as grandes atrações do Jacofest. Omar Sosa é um talentoso pianista, de formação erudita, conhecido em todo o mundo por unir o jazz aos ritmos afro-cubanos de maneira sutil e personalizada. O paulista Bocato também dispensa comentários quando o assunto é jazz. Ao lado de Rafael Lima, o trombonista tocou no Festival de Jazz de Montreux (Suíça), quando foi convidado a inaugurar a Sala Miles Davis, em 1994.

A Estação das Docas tem como papel fomentar a cultura no Estado,propiciando aos visitantes do complexo turístico programações culturais de qualidade. De acordo com a gerente de marketing da Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas, Isa Arnour, “o Jacofest é um evento que agrega e valoriza a nossa cultura, pois além dos artistas do cenário regional, músicos que são reconhecidos internacionalmente estarão no palco do Anfiteatro para levar música que agrade aos paraenses e turistas”, comenta.

O “Jacofest – Jazz da Amazônia Contemporânea” tem apoio do Governo do Estado, através da Organização Social Pará 2000, Fundação Tancredo Neves e da Sol Informática.

Confira a programação:  
Dia 08/12 (sábado)
Adelbert Carneiro Sexteto
Rafael Lima/Juçara Abe Project
Bocato & Banda (São Paulo)  

Dia 09/12 (domingo)
Minni Paulo Medeiros
Quarteto MG Calibre convida Dona Onete Omar
Sosa Afrikjazz Trio (Cuba)
     

Serviço:
“Jacofest – Jazz da Amazônia Contemporânea”
Neste sábado, 8 e domingo, 9, a partir das 19h30, no Anfiteatro São Pedro Nolasco, na Estação das Docas (Av. Boulevard Castilhos França, s/nº - Campina)
Informações: (91) 3212.5660 ou 8189.5513
Entrada gratuita


Nenhum comentário:

Postar um comentário