O Circuito das Artes 2012 do Instituto de Artes do Pará (IAP) premia as diversas linguagens artísticas incentivadas pelo órgão. Na linguagem teatral, Luciana Porto apresenta a montagem do texto "Lindanor nas Estradas do Tempo - Foi". O projeto teatral, da diretora artística Luciana Porto, contemplado pela bolsa de pesquisa, criação e experimentação do IAP, propõe a valoração dos bens culturais e a preservação da memória local através da experimentação artística baseada na história da escritora paraense Lindanor Celina.
Natural de Bragança, Lindanor representou pela linguagem poética a cultura do Pará, transformando em prosa as linguagens, as memórias e as afetividades do espaço amazônico. “Extrovertida, risonha, de gestos rápidos e inquietos, era o que se pode chamar de uma pessoa “dada”, simpaticíssima e livre, no dizer do justo que lhe viesse à telha” (TUPIASSÚ, 2004, p.9). Assim, Amarílis Tupiassú define Lindanor Celina, ou simplesmente Linda, como era chamada por seus amigos. A escritora lançou-se também na França, mas amava tanto o Estado do Pará, que ao falecer em 04 de Março de 2003, suas cinzas foram lançadas na Baía do Guajará, que banha sua amada Belém.
Luciana Porto pesquisou, fez entrevistas com familiares, amigos e pessoas que conhecem o universo literário de Lindanor e que puderam contribuir na construção de uma memória sobre a autora. Todo o desenvolvimento teatral poderá ser visto no dia 12 de dezembro, no espaço Casa da Atriz, às 21h, com entrada franca.
Serviço:
Circuito das Artes IAP 2012. "Lindanor nas Estradas do tempo - Foi", de Luciana Moreira Porto.
Dia 12 de dezembro de 2012.
Casa da Atriz. Rua Olievira Belo, nº 95, Umarizal. Entre Av. Gen. Deodoro e Rua D. Romualdo de Seixas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário