O site Domínio Público disponibilizou para download 21 obras do consagrado escritor português Fernando Pessoa. Entre as obras acessíveis pelo portal, pode-se encontrar tanto prosas quanto poemas escritos pelos diversos heterônimos do poeta. Dentre elas, o “Poemas de Álvaros de Campos”, “Cancioneiro”, “Poemas de Ricardo Reis” entre outros clássicos.
Fernando Antônio Nogueira Pessoa é um dos mais importantes escritores e poetas do modernismo em Portugal e, também, um dos maiores nomes da literatura universal, comparado muitas vezes com Luiz de Camões. Como prova disso, o crítico literário Harold Bloom considerou a sua obra um "legado da língua portuguesa ao mundo". O poeta nasceu em 13 de junho de 1888, na cidade Lisboa, e morreu na mesma cidade, em 30 de novembro de 1935.
Fernando Pessoa usou seu próprio nome (ortônimo) para assinar várias obras e heterônimos para assinar outras. Interessante que este último, tinha personalidade própria e característica literárias diferenciadas.
Texto: Francisco Ribeiro - Consultor de Artes do blog Grupo de Pesquisa EELLIP | UFPA - João Guimarães Rosa: arquivo & debates na Amazônia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário