quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Barroco Italiano é destaque do concerto da série “Música de Câmara”


A Academia Brasileira de Letras deu continuidade à sua série “Música de Câmara na ABL” com o concerto “Música Barroca Italiana”, que teve a participação do Conjunto de Música Barroca, composto pelos seguintes intérpretes, que se utilizarão, além da voz, de instrumentos daquele período (século XVII): Paloma Lima e Noeli Mello (voz), Alain Pierre (arquilalaúde), Eduardo Antonello (cravo) e Lenora Mendes (viola da gamba). O espetáculo aconteceu no dia 14 de junho, quinta-feira, às 18 horas, no Teatro R. Magalhães Jr., sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203. A coordenação é do Acadêmico Luiz Paulo Horta, também jornalista e musicólogo.

O programa apresentou obras dos seguintes compositores dos denominados Diálogos Musicados do Século XVII: Marco da Gagliano, Luna Mia; Giulio Caccini, Al fonte, al prato; Luigi Rossi, Amor l’ali m’inpenna, Amor io parto e Occhi belli; Tarquinio Merula, Non mi lusingar e Folle è ben che si crede; Girolamo Fescobaldi, Gioite; Giovanni Legrenzi, Se l’aura pira, Begl’occhi io non provo e Alma redentoris; Claudio Monteverdi, Jubilet Tota Civitas, Salve Regina e O Come sei gentile.

A série “Música de Câmara da ABL”, com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal, tem patrocínio da Petrobras.




Saiba mais

O projeto Diálogos Musicados nos Séculos XVII tem como objetivo apresentar e divulgar duos vocais de música barroca, fazendo uso de recursos cênicos. Os instrumentos utilizados no acompanhamento são típicos do período: arquilalaúde, cravo ou espineta e viola da gamba. Podemos dizer que as apresentações de música barroca em duos encenados compõem o diferencial deste projeto. As encenações, inspiradas na tradição operística barroca, acentuam as características expressivas de cada peça do repertório, tornando-o mais atraente para plateias amantes da música do período e para os jovens que constituem parte do público alvo.

Na direção musical, estão unidos os experientes Alain Pierre Magalhães e Paloma Lima. Alain Pierre é criador e diretor do Trio Renascentista e participou do grupo Pró-Arte Dança Antiqua, Conjunto de Música Antiga da UFF e da turnê pela França com o Conjunto de Música antiga do Rio de Janeiro.

Paloma Lima cantou como solista principal no DVD Ofício 1816, de Padre José Maurício Nunes Garcia, recentemente lançado, com coro e orquestra. Entre seus trabalhos como cantora de musica barroca, destaca-se suas participações como protagonista da ópera de Joseph Bodin de Boismortier, em longa temporada no CCBB do Rio de Janeiro. Recentemente, fez parte do elenco de cantores da Ópera Pigmaleão de P. Rameau em cartaz no CCBB nos meses de abril e maio de 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário