sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Propesp anuncia o ganhador do Prêmio Professor Benedito Nunes 2012



O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Emmanuel Tourinho, e a professora Lilia Chaves, presidente da Comissão Julgadora Final do Prêmio Benedito Nunes, anunciaram, nesta quinta-feira, 29, que o premiado desta edição foi o professor Relivaldo Pinho de Oliveira, autor da tese Antropologia e Filosofia: Experiência e Estética na Literatura e no Cinema da Amazônia, orientada pelo prof. Ernani Pinheiro Chaves e apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFPA.

A tese premiada oferece uma análise de três filmes e livros produzidos na Região Amazônica, observando como eles se relacionam com o contexto histórico-social, a partir de uma abordagem antropológica e filosófica. As obras analisadas pelo professor Relivaldo foram os livros Belém do Grão Pará, de Dalcídio Jurandir; O altar em chamas, de Paz Loureiro; Os Éguas, de Edyr Augusto; e os filmes Um Dia Qualquer, de Líbero Luxardo; Ver-o-Peso, de Januário Guedes, Peter Roland e Sônia Freitas; e Dias, de Fernando Segtowick.

Segundo a professora Lilia Chaves, a tese do professor Relivaldo foi premiada por trazer uma nova perspectiva, ao procurar, na literatura e no cinema da região, uma visão que une Antropologia e Filosofia, tecendo um panorama da história de Belém. “Acho que uma das coisas mais importantes foi a maneira como ele construiu a tese, como elaborou os capítulos, fugindo ao tradicional, criando algo novo. Relivaldo fez uma análise das obras de autores paraenses de diversas épocas, mostrando como esses artistas veem Belém e como é a vida realmente experimentada pelos personagens, fazendo um misto de vivência, experiência e estética. Ele inclui, portanto, a beleza da arte e a experiência vivenciada. Acho que ele inova nisso, em termos de dissertação”, afirma a professora.


A professora Lilia ressaltou, também, que foi muito difícil fazer a escolha da tese premiada, pois, entre os inscritos, “todos são excelentes trabalhos. Todas as teses são brilhantes, mas tínhamos que escolher uma. A tese premiada precisava de uma originalidade a mais, algo que ainda não tinha sido feito”. Nesta edição, seis teses concorreram ao Prêmio, sendo duas do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), uma do Instituto de Ciências da Arte (ICA) e três do Instituto de Letras e Comunicação (ILC).

Importância O professor Relivaldo contou que está se sentindo “muito honrado e muito contente por ganhar este prêmio tão representativo. Na verdade, o sentimento maior é de honra mesmo. O Prêmio Benedito Nunes valoriza os trabalhos acadêmicos daqueles que estão cursando a pós-graduação na Universidade e daqueles que estão fazendo doutorado, finalizando as suas teses. Valoriza, também, a capacidade das pessoas e o nome da Universidade, premiando sempre os melhores trabalhos. Isso é fundamental”.

Prêmio – O Prêmio Professor Benedito Nunes acontece a cada dois anos e é dirigido a pesquisadores e aos Programas de Pós-Graduação do ILC, do ICA e do IFCH. O autor premiado receberá um certificado de premiação, uma quantia no valor de R$ 5.000 e terá a tese publicada pela Editora da UFPA (ed.ufpa). A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 20 de dezembro, no Centro de Eventos Benedito Nunes. Na mesma ocasião, após a premiação, será lançado pela Editora da UFPA o livro com a tese premiada em 2010.


O professor Tourinho salientou que “O Prêmio tem a função de, primeiramente, homenagear o pensador, autor e professor da UFPA que deu uma contribuição diferenciada para a Instituição e para a cultura do Estado. A figura do professor Benedito Nunes é um estímulo para que cada pesquisador se dedique a buscar a excelência acadêmica, e o Prêmio Benedito Nunes funciona como um estímulo especial para os pesquisadores que estão nessa etapa de sua formação, o doutorado, para que eles busquem fazer um trabalho da melhor qualidade possível”. 

Texto: Paloma Wilm – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Laís Teixeira




I JORNADA DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA | Brasília - DF

Entre o racismo estrutural e a permanência do discurso da “democracia racial”, as populações negras brasileiras buscam construir formas de falar de si e do mundo. Nas últimas duas décadas, verificou-se um aumento de visibilidade da representação negra na sociedade brasileira – seja nos meios de comunicação de massa, seja nas artes, na música e na literatura, seja no campo acadêmico – e o questionamento de seu caráter “marginal” diante das formas de expressão dominantes. A I Jornada de Literatura Afro-Brasileira Contemporânea reúne pesquisadoras(es) que discutem as manifestações contemporâneas da literatura negra no Brasil, abrindo um espaço de diálogo para tratar dos problemas da autoria, da perspectiva, da linguagem e da recepção.

SERVIÇO:

Dia 10 de dezembro, a partir de 8h30.
Local: Auditório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
SBS Q. 1, bloco J, Ed. BNDES/Ipea, subsolo - Brasília/DF


Inscrições no local com direito a certificado. 
Informações: seminariosgelbc@gmail.com 

Haverá transmissão on-line pelo site: www.ipea.gov.br 

Resultado Final Processo seletivo 2012/2013 do Programa de Pós Graduação em Letras | UFPA


O Grupo EELLIP parabeniza seus novos integrantes, Felipe Bruno Silva da Cruz e Valdiney Valente Lobato de Castro, que, juntamente com o bolsista de IC Brenno Carriço, foram aprovados no Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará, na área de Estudos Literários. Sucesso a todos, nessa nova fase de suas pesquisas!!

Confira o resultado final da seleção de Mestrado nas duas grandes áreas de concentração do PPGL-UFPA.



Obras que compõem "Clássicos de Harvard" estão disponíveis para download em portal

Entre os títulos selecionados, estão Don Quixote, Utopia e Crime e Castigo - todos em inglês



O portal Universia Brasil lançou uma compilação digitalizada de 96 títulos que compõem os "Clássicos de Harvard". A coletânea, originalmente conhecida como "Dr. Eliot’s Five Foot Shelf", faz parte de uma antologia de 51 volumes de obras clássicas da literatura mundial editadas, em 1909, por Charles W. Eliot, então reitor da Universidade de Harvard.

Em discursos, Eliot afirmou diversas vezes que os principais elementos de uma educação liberal podiam ser alcançados gastando 15 minutos diários de leitura em uma coleção de livros que poderia caber em uma prateleira de pouco mais de um metro. Diante dessa afirmativa, a editora P. F. Collier and Son desafiou o reitor a realizar o que propunha, selecionando uma coletânea de obras. Desse desafio nasceu a coleção "Clássicos de Harvard".

Entre as obras selecionadas estão Don Quixote, de Miguel de Cervantes, Crime and Punishment, de Fyodor Dostoyevsky, Utopia, de Thomas More, Pride and Prejudice, de Jane Austen e dezenas de outros livros.

A compilação dos clássicos da literatura mundial integra a biblioteca que o Universia vem montando desde 2011. Atualmente, o portal reúne cerca de 700 obras digitalizadas, todas disponíveis para download gratuito. Segundo Alexsandra Bentemüller, gerente de conteúdo do site, o Universia espera ultrapassar a marca de 1 mil títulos até o fim de 2012. "É importante ler sempre e é importante ler bem", diz ela, lembrando que a escolha de obras visa atender aos mais variados estilos. 

Alexsandra ressalta também que, neste caso específicos, as leituras podem ajudar bastante àqueles que querem ou precisam treinar o inglês, uma vez que as obras estão escritas no idioma.

A lista com os 96 títulos disponíveis em versão PDF está disponível no portal Universia Brasil.


Fonte: Estadão

O sertão de Guimarães Rosa - Caminhos da Reportagem (04/08/2011)





O Caminhos da Reportagem faz uma viagem ao Grande Sertão: Veredas de Guimarães Rosa. A equipe de reportagem da TV Brasil foi conhecer as paisagens sertanejas que tanto encantaram o escritor mineiro na expedição que realizou em 1952. O dia a dia dos homens da terra, em meio a um cerrado de formas e cores exuberantes, foi descrito minuciosa e poeticamente nas obras de Guimarães.

A viagem refaz esse caminho: originalmente 240 quilômetros percorridos por Guimarães em lombo de burro, durante 10 dias. Rumo ao que hoje é o Parque Nacional Grande Sertão Veredas, a equipe de Caminhos passou pela pequenina Cordisburgo, cidade natal de Guimarães Rosa, a 130 quilômetros de Belo Horizonte. Ali, em meio à antiga loja do pai do escritor e de um museu com todos os seus objetos, foi possível encontrar sertanejos como Brasinha, bordadeiras e os jovens Miguilins, que ainda mantêm viva a essência da obra roseana, como é conhecida sua produção literária.

Veredas de Guimarães Rosa

"O sertão está em toda parte, o sertão está dentro da gente. Levo o sertão dentro de mim e o mundo no qual vivo é também o sertão" , disse Guimarães Rosa

Reportagem: Maia Prado
Edição: Conchita Rocha
Edição de Imagem: Hugo Carmelo e Márcio Stuckert


Fonte: TvBrasil

EELLIP - Dica de Leitura!

Nessa seção, seguem algumas dicas de leitura de textos recentes acerca de Guimarães Rosa. As atualizações serão feitas diariamente, visando ao contato dos interessados com novas perspectivas interpretativas para o estudo da obra rosiana.



O artigo "Você é Sertão? – Marcel Mauss, a Ciência Política e o Sertão de Guimarães Rosa", escrito por Flávia Castro, tem por objetivo discutir as visões do personagem-lugar “Sertão”, apresentado na obra de João Guimarães Rosa: Grande Sertão: Veredas. Através das possibilidades interpretativas, debatem-se as modalidades simbólicas do Sertão tendo por base a teoria de Marcel Mauss, buscando perceber de que forma o raciocínio pautado neste autor, aplicado ao Sertão – criado e apresentado por Guimarães Rosa –, pode ser utilizado para uma percepção de uma análise política. Ficam claras as múltiplas possibilidades interpretativas do personagem-lugar assim como a sua utilidade na reflexão histórico-social da política a partir das ideias e definições de Mana que Mauss criou.

***

Abstract: The aim of the present paper is to discuss the views on the character-place  “Sertão”, presented in the work of João Guimarães Rosa: Grande Sertão: Veredas (The Devil to Pay in the Backlands). Through the interpretive possibilities, the symbolic modalities of Sertão are debated based on Marcel Mauss’s theory, seeking to understand how the thinking process founded on this author, applied to Sertão – created and presented by Guimarães Rosa –, can be used for perceiving a political analysis. The multiple interpretative possibilities of the character-place remain clear, as well as its utility in the social historical reflection of politics from the ideas and definitions of Mana, which were created by Mauss.


Para conferir o artigo de Flávia Castro, publicado na revista Pragmatizes (UFF), clique aqui.


Referência: CASTRO, Flávia. Você é Sertão? — Marcel Mauss, a Ciência Política e o Sertão de Guimarães Rosa. Pragmatizes, Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura, v. 2, n. 3, p. 17-23, set. 2012.

Chamada para publicação: Caligrama: Revista de Estudos Românicos | UFMG



Caligrama: Revista de Estudos Românicos é um periódico semestral especializado em artigos científicos sobre línguas e literaturas românicas, publicado pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais desde 1981. Desde seu primeiro número, a Caligrama tem contribuído para a divulgação de estudos românicos (lingüísticos e literários), de pesquisadores de diversas instituições do Brasil e do exterior. No panorama atual da produção científica nas áreas de Lingüística e de Letras, destaca-se como um dos raros periódicos brasileiros voltados estritamente para o universo românico.



Chamada para publicação / Call for papers!
A Revista Caligrama é avaliada no Qualis Capes como B2 - Letras/Linguística

Volume 18, número 1 (1º. sem. 2013)
Tema: Literatura & Sociedade

  • Ementa: Estudos de literatura em língua(s) românica(s) que contemplem a questão de mudanças na sociedade, com especial ênfase em grandes transformações sociais, tais como revoluções, mudanças de regime político e afins.


Data-limite para submissão: 31 de dezembro de 2012

Volume 18, número 2 (2º. sem. 2013)
Tema: Lexicologia e lexicografia

  • Ementa: Estudos do léxico de uma ou mais língua românica; abordagem teórica ou aplicada; estudo específico do léxico de uma língua românica ou contrastivo entre mais de uma língua românica; dialetologia baseada em estudo lexical.


Data-limite para submissão: 30 de junho de 2013

As submissões devem ser feitas através do próprio site da revista. 
Deve-se fazer o cadastro e em seguida submeter o arquivo através do link nova submissão. 
A formatação do artigo deve seguir as diretrizes da revista.

CINECLUBE ALEXANDRINO MOREIRA APRESENTA "CONTOS DA LUA VAGA"


"CONTOS DA LUA VAGA"


Direção: Kenji Mizoguchi
Ano de produção: 1953

Sinopse: Durante a guerra civil japonesa, no século 16, o pobre oleiro Genjuro e seu cunhado Tobei viajam com as respectivas mulheres à capital da província onde vivem, nas redondezas do lago Biwa, para vender utensílios de cerâmica. Com as vendas, Tobei compra armas e se torna samurai, abandonando a esposa. Genjuro, por sua vez, acaba passando vários dias no castelo da misteriosa Lady Wakasa, quando vai entregar as mercadorias.

Filme ganhou o Leão de Prata no Festival de Veneza de 1953.

SESSÃO ACCPA / IAP
"CONTOS DA LUA VAGA"
CINECLUBE ALEXANDRINO MOREIRA
(AUDITÓRIO DO IAP - INSTITUTO DE ARTES DO PARÁ)
DIA 03/12/12 (segunda-feira)
Sessão às 19 h
Entrada Franca


IV SELL - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS | UFTM



ENSINO E PESQUISA: O DIÁLOGO DAS LINGUAGENS


O próximo encontro do SELL – SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS ocorrerá em 18, 19 e 20 abril de 2013, na UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, na cidade de Uberaba/MG.

Dando início à divulgação do evento, aqui vão as informações gerais a respeito de sua organização.
 A programação incluirá:

  • conferências, com renomados convidados das principais universidades do Brasil e do exterior;
  • mesas-redondas e palestras sobre temas das principais áreas de pesquisa e debate da Linguística e dos Estudos Literários;
  • sessões de comunicações coordenadas e de comunicações individuais;
  • minicursos;
  • sessões de pôsteres;
  • lançamento de livros;
  • atividades culturais.

Para mais informações, acesse o site do evento.

Universidade de Bolonha inscreve para professor visitante


Professores da Universidade Federal do Pará (UFPA) podem se candidatar à vaga de professor visitante do Instituto de Estudos Avançados (ISA) da Universidade de Bolonha. Serão oito selecionados, entre professores e pesquisadores, para o período de julho a dezembro de 2013. Esta iniciativa possui o apoio da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER) da UFPA.

Segundo a assessora da PROINTER, professora Leila Assef, essas iniciativas são apoiadas pela Pró-Reitoria, pois “tem por função primordial alavancar parcerias internacionais com instituições com reconhecimento acadêmico, a fim de contribuir para a melhoria da formação dos principais envolvidos no processo de ensino, pesquisa e extensão da UFPA. Portanto, esse programa é mais uma oportunidade para que nossos professores aprimorem seus conhecimentos em uma renomada instituição do exterior, como a Universidade de Bolonha.”

Inscrições - Para se candidatar a algumas das vagas, é necessário entrar em contato com um professor da Universidade de Bolonha, para que ele envie o Formulário que pode ser baixado pelo site do ISA, uma carta de candidatura assinada pelo Professor (ou pesquisador), que está sendo convidado, com a descrição do perfil científico e do projeto de pesquisa, indicando seu Chefe do Departamento / Centro de referência, Curriculum Vitae detalhado do candidato convidado, com uma lista completa de publicações.

A integração do candidato a professor visitante em atividades de pesquisa no Departamento ou Cento de Pesquisa da Universidade de Bolonha, e o Curriculum Vitae serão documentos avaliados pelos membros do Conselho do Instituto de Estudos Avançados. O prazo para fazer a candidatura termina em 31 de dezembro de 2012, e o resultado deverá ser divulgado até o dia 20 de janeiro de 2013.

Segundo a professora Leila Assef, participar desta parceria é importante, pois “recai  no aperfeiçoamento da trajetória acadêmica dos professores envolvidos no programa, uma vez que no Programa de Professor Visitante há a socialização de experiências, uma troca de conhecimentos, contribuindo assim para uma melhor qualidade do ensino oferecido para os estudantes de ambas as instituições, sem contar com a visibilidade que as universidades alcançam em continentes distintos”.

Texto – Carlos Fernando Pinheiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução Google