sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Nando Lima apresenta ‘’O coração na curva de um rio’’


O ator, diretor, cenógrafo e pesquisador Nando Lima apresenta “O coração na curva de um rio”, performance de 35 minutos, resultado do projeto que recebeu a Bolsa de Pesquisa de Criação e Experimentação Artística do Instituto de Artes do Pará. O próprio Nando Lima está em cena, com desenho de som de Leo Bitar e assistência de produção de Lenilsom Farias.

Após meses de um longo processo de pesquisa que envolveu leituras de livros, jornais e publicações antigas, viagem para captação de imagens e áudios, e um seminário, “O coração na curva de um rio”, finalmente tem sua primeira fase finalizada e concretizada na performance que já foi mostrada ao público na semana passada, tem sessões nos dias 15 e 16 de dezembro, próximos sábado e domingo, no Espaço Reator, sempre às 20 horas, com entrada franca.

A performance traz como sujeito marcante o vídeo que revela imagens captadas ao longo da pesquisa. A equipe viajou até o Marajó, refazendo a viagem de 40 anos atrás feita pelo navio Presidente Vargas, que naufragou na baía. Chegando em Soure, os aspectos mais marcantes da cidade foram registrados por Nando e Leo Bitar: largas avenidas, o Farol na praia “Do mata fome” e principalmente o antigo trapiche da cidade. Há ainda algumas imagens de Belém ao longo do porto, da silhueta da cidade moderna, os vilarejos ribeirinhos, e também o cotidiano atual do transito fluvial.

Para Nando tudo isso foi uma forma de revisitar sua memória, sempre voltada a cores e formas para a construção de sua arte. Diferindo-se do mero registro documental, estes vídeos tem a intenção de traduzir para o espectador o olhar e a memória do artista filtrados ao longo dos anos.

“Diferente da questão do espetáculo teatral voltado ao  drama, o que pessoas vão ver são sequências de imagens e pequenas ações complementando estas paisagens. Não há a intenção de dramatizar ou elucidar o drama ou o fato histórico ou qualquer um outro fato que localize um  lugar, Soure ou Belém. Isto tudo soma com  a ideia do sensorial, ligado a questão das artes visuais”, conta Nando.

Serviço
 “O coração na curva de um rio”
performance de Nando Lima,

Data:  15 e 16 de dezembro - sábado e domingo
Hora: 20h
Local: Reator
End.: Rua 14 de abril, 1053 (próx. Gov. José Malcher)
Informações: (91) 8112-8497
Entrada franca


Fonte: GUIART

Nenhum comentário:

Postar um comentário