quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Antologia de Lima Barreto resgata textos do escritor sobre o mundo do trabalho

90 anos após a morte do autor, seus artigos, cartas e crônicas sobre trabalhadores são reunidos em antologia por pesquisadores da UFMG


Afonso Henriques de Lima Barreto (1881-1922) está entre os escritores brasileiros que mais escreveram sobre trabalhadores e personagens do povo. Autor de romances como Recordações do escrivão Isaías Caminha e Triste Fim de Policarpo Quaresma, ele também se destacou em crônicas e artigos que publicou na imprensa de sua época, inclusive em alguns dos primeiros jornais alternativos: estudantis, suburbanos e sindicais, entre outros.

Para lembrar os 90 anos da morte do escritor, está sendo lançado eletronicamente este mês [novembro] o livro Lima Barreto - Antologia de artigos, cartas e crônicas sobre trabalhadores, organizado por professores e estudantes da Faculdade de Letras da UFMG. O livro está disponível gratuitamente, basta clicar aqui.

Na obra, foram selecionados textos que retratam a sociedade brasileira no fim do século XIX e início do século XX, começando pela abolição oficial da escravatura, que o escritor presenciou quando criança. Os textos abrangem ainda, e principalmente, a vida dos trabalhadores nos primeiros anos da República, incluindo as relações entre os trabalhadores do Brasil e de outros países, como a Rússia, com destaque para a Revolução de 1917, e os Estados Unidos, cuja dominação sobre os povos das três Américas já era percebida por Lima Barreto.

O autor esteve entre os que se posicionaram contra os poderosos de seu tempo, “razão por que a obra do escritor passou décadas marginalizada na cultura brasileira - inclusive na cultura escolar, em que até hoje não tem o devido reconhecimento”, segundo os professores Antônio Augusto Moreira de Faria e Rosalvo Gonçalves Pinto. Eles coordenam, na Faculdade de Letras da UFMG, o LinTrab - Grupo de Estudos em Linguagem, Trabalho, Educação e Cultura. O grupo reúne estudantes de graduação e pós-graduação que desenvolvem análise linguística de discursos sobre trabalhadores, principalmente discursos educacionais, históricos, jornalísticos e literários.

O livro de Lima Barreto é o segundo da série Antologias sobre Trabalhadores, produzida pelo LinTrab. A primeira antologia, Poemas brasileiros sobre trabalhadores, também está disponível online. Clique aqui para ter acesso.

A divulgação dessas antologias pela internet tem como principal objetivo contribuir para a difusão dos textos, tornando-os facilmente acessíveis a trabalhadores, estudantes e demais interessados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário