sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

LIA SOPHIA COMEMORA O SUCESSO DE 2012 NESSE SÁBADO, COM O BAILE “BREGA CHIC”


Nascida na Guiana Francesa, Lia Sophia morou em Macapá e aos 17 anos chegou em Belém com o objetivo de cursar Psicologia. Esse momento foi a primeira vez que Lia entrou em contato com a música popular brasileira, diga-se de passagem, da melhor maneira possível, através dos CDS de João Gilberto e Marisa Monte. A paixão foi imediata! Lia Sophia conhecia então a MPB, sem saber que mais tarde a MPB conheceria Lia Sophia.

Apesar de ter vindo de uma família de músicos, a cantora relutou em abraçar a carreira musical. Foi na capital paraense, como forma de se manter financeiramente, que Lia deu os primeiros passos na carreira artística. Depois de formar um público fiel, em 2005 grava o seu primeiro disco intitulado “Livre”, no qual a faixa autoral “Eu só quero você” tornou-se uma das músicas mais pedidas nas rádios de Belém e que também virou objeto de campanhas publicitárias.
Três anos depois gravou o CD “Castelo de Luz”, com 13 faixas autorais, em que Lia revela toda a sua face artística e compõe, canta, toca e assina arranjos e co-produção. O disco consolidou a vertente compositora da artista e para Edgar Augusto “Trata-se de um dos melhores álbuns paraenses de música pop que já escutamos nos últimos anos... Um Castelo de Luz dos mais iluminados.” Edgar Augusto (Jornalista e crítico musical) – Fonte: Diário do Pará 14/06/09.

O passo seguinte foi o mais ousado dos discos lançados até o momento. O disco “Amor, Amor”, com releituras de clássicos da música brega nortista dos anos 70 e 80 que fazem a trilha sonora dos bailes da saudade. Lia diz “que esta é uma volta ao passado com um olhar de agora”. Responsável pela direção artística do disco, a cantora misturou influências eletrônicas mais modernas da música brasileira com os ritmos mais regionais da sua vivência nortista. Com o quarto disco, que deverá se chamar “Lia Sophia” ao invés do projeto inicial “Salto Mortal”, em fase final de produção, Lia pretende trazer ritmos que representem a latinidade amazônica de maneira moderna, misturando com o já tradicional carimbó, guitarrada e zouk. No disco devem estar presentes as faixas “Ai, Menina” (música presente na trilha da novela Amor Eterno Amor), “Salto Mortal” e “Amor de Promoção”.

No próximo sábado (15 de dezembro), Lia Sophia encerra 2012 com o Baile Brega Chic. Entre os convidados teremos Arraial do Pavulagem, Mahrco Monteiro e Alberto Moreno. O objetivo do baile, que chega à sua 8º edição, é mostrar um pouco da mistura de ritmos e sonoridades que marca a música feita no Pará.

Serviço:
8º Baile Brega Chic, sábado, 15, às 22h, no Espaço Fronteira, localizado na Municipalidade 488. Ingressos à venda no local. Informações: 8119-8733.


Texto: Wellington Rocha - Consultor Externo do blog Grupo de Pesquisa EELLIP | UFPA - João Guimarães Rosa: arquivo & debates na Amazônia.

Um comentário:

  1. Opa Wellington!
    Que maravilha ler um pouco mais sobre a Lia e entender como ela, também, tem sido lida. Adoro ver que a “Amazônia abre o seio“ - como dizia Rodrigues Pinajé - para os artistas da terra e a música é excelente aleitamento materno.
    O trabalho de Lia Sophia é realmente TUUUUDO ISSO.
    Lia Sophia torna-se o nome mais belíssimo do mundo para todo ouvido atento em sua comunicação. Compreendendo a expressão musical dessa localidade e transformando-a em organicidade sonora, o “local” rapidamente veste-se em estatuto de nossa realidade e formula uma experiência para “toda vida”. É assim que ouço Lia Sophia.
    Gosto muito de “Amor, Amor”. Penso que é um trabalho deveras pioneiro e responsável por muito do que há tocando hoje em nossas rádios. Mais uma vez, parabéns pelo texto e um Excelente Baile!

    Thiago S Silva

    ResponderExcluir