Jazz longe dos guetos americanos. Jazz com tempero da cúmbia, lambada, samba, merengue. Jazz dos trópicos. “Como as músicas são autorais e a gente toca junto há muito tempo, fica tudo sincado, tudo junto e soma a pegada dos instrumentistas para formar um jazz de grande singularidade, que eu chamo mesmo de jazz amazônico”, diz Ziza Padilha, líder e compositor do Zarabatana Jazz Band, grupo que toca hoje, dia 12 de dezembro, na programação do 39º Enarte – Encontro de Artes de Belém, acompanhando a cantora Dayse Addario, no palco do Memorial dos Povos.
O repertório é formado basicamente composições de autores paraenses. De acordo com Ziza, o trabalho “histórico” começou com uma pesquisa desenvolvida em parceria com Cibelle Jemina, filha de Dayse, que é maestrina formada pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), sobre maestros e antigos regentes de bandas de baile de Belém.
Outra apresentação musical que chama atenção acontece hoje também no Memorial dos Povos. É a Sam Band, uma banda ao estilo tradicional do jazz americano, mas que além de temas brasileiros toca músicas de autores paraenses. A apresentação leva ao palco, além dos 20 instrumentistas. O grupo toca ainda uma versão animada de “Uirapuru”, de Waldemar Henrique, que sempre põe todo mundo para dançar.
“A Sam Band é um projeto didático que serve para dar ao aluno do curso técnico de música e instrumento o exercício da prática musical em uma big band de verdade”, explica o professor Elienay Carvalho, coordenador do projeto.
O 39º Enarte traz este ano várias atrações com espetáculos na própria Escola de Música da UFPA, no Espaço São José Liberto, no sesc Boulevard, além da Mostra de Oficinas Musicais resultado da parceria entre Emufpa e o Sesc, que acontece todos os dias na Praça Batista Campos. Todos os espetáculos tem entrada franca. Confira a programação:
Programação Enarte
Informações: (91) 3242 6233 / 3242 6240
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Dia 12 – quarta
Dayse Addario e Zarabatana Jazz Band
e Sam Band
Local: Memorial dos Povos
End.: Av. Governador José Malcher, próximo à Passagem Bolonha
Hora: 20h
Mostras de oficinas Emufpa / Sesc
Local: Praça Batista Campos
Hora: 18h
Dia 13 – quinta
Orquestra de Violoncelistas da Amazônia
Local: Escola de Música da UFPA
End.: Tv. Padre Prudêncio, 220
Hora: 20h
“A Noviça Rebelde”
Coral infantil da Emufpa e
Orquestra Infantil de Violinistas Lícia Arantes
Local: São José Liberto
Hora: 17h
Mostras de oficinas Emufpa / Sesc
Local: Praça Batista Campos
Hora: 18h
Dia 14 – sexta
Orquestra Sinfônica Altino Pimenta
Regência do maestro Miguel de Campos Neto.
Local: Escola de Música da UFPA
End.: Tv. Padre Prudêncio, 220
Hora: 20h
Graduation Band
Jazz e música contemporânea.
Local: São José Liberto
Hora: 17h
Camerata de Violões
Local: Sesc Boulevard
End.: Av. Boulevard Castilho França, 522
Hora: 18h
Mostras de oficinas Emufpa / Sesc
Local: Praça Batista Campos
Hora: 18h
Fonte: GUIART
Nenhum comentário:
Postar um comentário