sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Propesp anuncia o ganhador do Prêmio Professor Benedito Nunes 2012



O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Emmanuel Tourinho, e a professora Lilia Chaves, presidente da Comissão Julgadora Final do Prêmio Benedito Nunes, anunciaram, nesta quinta-feira, 29, que o premiado desta edição foi o professor Relivaldo Pinho de Oliveira, autor da tese Antropologia e Filosofia: Experiência e Estética na Literatura e no Cinema da Amazônia, orientada pelo prof. Ernani Pinheiro Chaves e apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFPA.

A tese premiada oferece uma análise de três filmes e livros produzidos na Região Amazônica, observando como eles se relacionam com o contexto histórico-social, a partir de uma abordagem antropológica e filosófica. As obras analisadas pelo professor Relivaldo foram os livros Belém do Grão Pará, de Dalcídio Jurandir; O altar em chamas, de Paz Loureiro; Os Éguas, de Edyr Augusto; e os filmes Um Dia Qualquer, de Líbero Luxardo; Ver-o-Peso, de Januário Guedes, Peter Roland e Sônia Freitas; e Dias, de Fernando Segtowick.

Segundo a professora Lilia Chaves, a tese do professor Relivaldo foi premiada por trazer uma nova perspectiva, ao procurar, na literatura e no cinema da região, uma visão que une Antropologia e Filosofia, tecendo um panorama da história de Belém. “Acho que uma das coisas mais importantes foi a maneira como ele construiu a tese, como elaborou os capítulos, fugindo ao tradicional, criando algo novo. Relivaldo fez uma análise das obras de autores paraenses de diversas épocas, mostrando como esses artistas veem Belém e como é a vida realmente experimentada pelos personagens, fazendo um misto de vivência, experiência e estética. Ele inclui, portanto, a beleza da arte e a experiência vivenciada. Acho que ele inova nisso, em termos de dissertação”, afirma a professora.


A professora Lilia ressaltou, também, que foi muito difícil fazer a escolha da tese premiada, pois, entre os inscritos, “todos são excelentes trabalhos. Todas as teses são brilhantes, mas tínhamos que escolher uma. A tese premiada precisava de uma originalidade a mais, algo que ainda não tinha sido feito”. Nesta edição, seis teses concorreram ao Prêmio, sendo duas do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), uma do Instituto de Ciências da Arte (ICA) e três do Instituto de Letras e Comunicação (ILC).

Importância O professor Relivaldo contou que está se sentindo “muito honrado e muito contente por ganhar este prêmio tão representativo. Na verdade, o sentimento maior é de honra mesmo. O Prêmio Benedito Nunes valoriza os trabalhos acadêmicos daqueles que estão cursando a pós-graduação na Universidade e daqueles que estão fazendo doutorado, finalizando as suas teses. Valoriza, também, a capacidade das pessoas e o nome da Universidade, premiando sempre os melhores trabalhos. Isso é fundamental”.

Prêmio – O Prêmio Professor Benedito Nunes acontece a cada dois anos e é dirigido a pesquisadores e aos Programas de Pós-Graduação do ILC, do ICA e do IFCH. O autor premiado receberá um certificado de premiação, uma quantia no valor de R$ 5.000 e terá a tese publicada pela Editora da UFPA (ed.ufpa). A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 20 de dezembro, no Centro de Eventos Benedito Nunes. Na mesma ocasião, após a premiação, será lançado pela Editora da UFPA o livro com a tese premiada em 2010.


O professor Tourinho salientou que “O Prêmio tem a função de, primeiramente, homenagear o pensador, autor e professor da UFPA que deu uma contribuição diferenciada para a Instituição e para a cultura do Estado. A figura do professor Benedito Nunes é um estímulo para que cada pesquisador se dedique a buscar a excelência acadêmica, e o Prêmio Benedito Nunes funciona como um estímulo especial para os pesquisadores que estão nessa etapa de sua formação, o doutorado, para que eles busquem fazer um trabalho da melhor qualidade possível”. 

Texto: Paloma Wilm – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Laís Teixeira




I JORNADA DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA | Brasília - DF

Entre o racismo estrutural e a permanência do discurso da “democracia racial”, as populações negras brasileiras buscam construir formas de falar de si e do mundo. Nas últimas duas décadas, verificou-se um aumento de visibilidade da representação negra na sociedade brasileira – seja nos meios de comunicação de massa, seja nas artes, na música e na literatura, seja no campo acadêmico – e o questionamento de seu caráter “marginal” diante das formas de expressão dominantes. A I Jornada de Literatura Afro-Brasileira Contemporânea reúne pesquisadoras(es) que discutem as manifestações contemporâneas da literatura negra no Brasil, abrindo um espaço de diálogo para tratar dos problemas da autoria, da perspectiva, da linguagem e da recepção.

SERVIÇO:

Dia 10 de dezembro, a partir de 8h30.
Local: Auditório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
SBS Q. 1, bloco J, Ed. BNDES/Ipea, subsolo - Brasília/DF


Inscrições no local com direito a certificado. 
Informações: seminariosgelbc@gmail.com 

Haverá transmissão on-line pelo site: www.ipea.gov.br 

Resultado Final Processo seletivo 2012/2013 do Programa de Pós Graduação em Letras | UFPA


O Grupo EELLIP parabeniza seus novos integrantes, Felipe Bruno Silva da Cruz e Valdiney Valente Lobato de Castro, que, juntamente com o bolsista de IC Brenno Carriço, foram aprovados no Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará, na área de Estudos Literários. Sucesso a todos, nessa nova fase de suas pesquisas!!

Confira o resultado final da seleção de Mestrado nas duas grandes áreas de concentração do PPGL-UFPA.



Obras que compõem "Clássicos de Harvard" estão disponíveis para download em portal

Entre os títulos selecionados, estão Don Quixote, Utopia e Crime e Castigo - todos em inglês



O portal Universia Brasil lançou uma compilação digitalizada de 96 títulos que compõem os "Clássicos de Harvard". A coletânea, originalmente conhecida como "Dr. Eliot’s Five Foot Shelf", faz parte de uma antologia de 51 volumes de obras clássicas da literatura mundial editadas, em 1909, por Charles W. Eliot, então reitor da Universidade de Harvard.

Em discursos, Eliot afirmou diversas vezes que os principais elementos de uma educação liberal podiam ser alcançados gastando 15 minutos diários de leitura em uma coleção de livros que poderia caber em uma prateleira de pouco mais de um metro. Diante dessa afirmativa, a editora P. F. Collier and Son desafiou o reitor a realizar o que propunha, selecionando uma coletânea de obras. Desse desafio nasceu a coleção "Clássicos de Harvard".

Entre as obras selecionadas estão Don Quixote, de Miguel de Cervantes, Crime and Punishment, de Fyodor Dostoyevsky, Utopia, de Thomas More, Pride and Prejudice, de Jane Austen e dezenas de outros livros.

A compilação dos clássicos da literatura mundial integra a biblioteca que o Universia vem montando desde 2011. Atualmente, o portal reúne cerca de 700 obras digitalizadas, todas disponíveis para download gratuito. Segundo Alexsandra Bentemüller, gerente de conteúdo do site, o Universia espera ultrapassar a marca de 1 mil títulos até o fim de 2012. "É importante ler sempre e é importante ler bem", diz ela, lembrando que a escolha de obras visa atender aos mais variados estilos. 

Alexsandra ressalta também que, neste caso específicos, as leituras podem ajudar bastante àqueles que querem ou precisam treinar o inglês, uma vez que as obras estão escritas no idioma.

A lista com os 96 títulos disponíveis em versão PDF está disponível no portal Universia Brasil.


Fonte: Estadão

O sertão de Guimarães Rosa - Caminhos da Reportagem (04/08/2011)





O Caminhos da Reportagem faz uma viagem ao Grande Sertão: Veredas de Guimarães Rosa. A equipe de reportagem da TV Brasil foi conhecer as paisagens sertanejas que tanto encantaram o escritor mineiro na expedição que realizou em 1952. O dia a dia dos homens da terra, em meio a um cerrado de formas e cores exuberantes, foi descrito minuciosa e poeticamente nas obras de Guimarães.

A viagem refaz esse caminho: originalmente 240 quilômetros percorridos por Guimarães em lombo de burro, durante 10 dias. Rumo ao que hoje é o Parque Nacional Grande Sertão Veredas, a equipe de Caminhos passou pela pequenina Cordisburgo, cidade natal de Guimarães Rosa, a 130 quilômetros de Belo Horizonte. Ali, em meio à antiga loja do pai do escritor e de um museu com todos os seus objetos, foi possível encontrar sertanejos como Brasinha, bordadeiras e os jovens Miguilins, que ainda mantêm viva a essência da obra roseana, como é conhecida sua produção literária.

Veredas de Guimarães Rosa

"O sertão está em toda parte, o sertão está dentro da gente. Levo o sertão dentro de mim e o mundo no qual vivo é também o sertão" , disse Guimarães Rosa

Reportagem: Maia Prado
Edição: Conchita Rocha
Edição de Imagem: Hugo Carmelo e Márcio Stuckert


Fonte: TvBrasil

EELLIP - Dica de Leitura!

Nessa seção, seguem algumas dicas de leitura de textos recentes acerca de Guimarães Rosa. As atualizações serão feitas diariamente, visando ao contato dos interessados com novas perspectivas interpretativas para o estudo da obra rosiana.



O artigo "Você é Sertão? – Marcel Mauss, a Ciência Política e o Sertão de Guimarães Rosa", escrito por Flávia Castro, tem por objetivo discutir as visões do personagem-lugar “Sertão”, apresentado na obra de João Guimarães Rosa: Grande Sertão: Veredas. Através das possibilidades interpretativas, debatem-se as modalidades simbólicas do Sertão tendo por base a teoria de Marcel Mauss, buscando perceber de que forma o raciocínio pautado neste autor, aplicado ao Sertão – criado e apresentado por Guimarães Rosa –, pode ser utilizado para uma percepção de uma análise política. Ficam claras as múltiplas possibilidades interpretativas do personagem-lugar assim como a sua utilidade na reflexão histórico-social da política a partir das ideias e definições de Mana que Mauss criou.

***

Abstract: The aim of the present paper is to discuss the views on the character-place  “Sertão”, presented in the work of João Guimarães Rosa: Grande Sertão: Veredas (The Devil to Pay in the Backlands). Through the interpretive possibilities, the symbolic modalities of Sertão are debated based on Marcel Mauss’s theory, seeking to understand how the thinking process founded on this author, applied to Sertão – created and presented by Guimarães Rosa –, can be used for perceiving a political analysis. The multiple interpretative possibilities of the character-place remain clear, as well as its utility in the social historical reflection of politics from the ideas and definitions of Mana, which were created by Mauss.


Para conferir o artigo de Flávia Castro, publicado na revista Pragmatizes (UFF), clique aqui.


Referência: CASTRO, Flávia. Você é Sertão? — Marcel Mauss, a Ciência Política e o Sertão de Guimarães Rosa. Pragmatizes, Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura, v. 2, n. 3, p. 17-23, set. 2012.

Chamada para publicação: Caligrama: Revista de Estudos Românicos | UFMG



Caligrama: Revista de Estudos Românicos é um periódico semestral especializado em artigos científicos sobre línguas e literaturas românicas, publicado pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais desde 1981. Desde seu primeiro número, a Caligrama tem contribuído para a divulgação de estudos românicos (lingüísticos e literários), de pesquisadores de diversas instituições do Brasil e do exterior. No panorama atual da produção científica nas áreas de Lingüística e de Letras, destaca-se como um dos raros periódicos brasileiros voltados estritamente para o universo românico.



Chamada para publicação / Call for papers!
A Revista Caligrama é avaliada no Qualis Capes como B2 - Letras/Linguística

Volume 18, número 1 (1º. sem. 2013)
Tema: Literatura & Sociedade

  • Ementa: Estudos de literatura em língua(s) românica(s) que contemplem a questão de mudanças na sociedade, com especial ênfase em grandes transformações sociais, tais como revoluções, mudanças de regime político e afins.


Data-limite para submissão: 31 de dezembro de 2012

Volume 18, número 2 (2º. sem. 2013)
Tema: Lexicologia e lexicografia

  • Ementa: Estudos do léxico de uma ou mais língua românica; abordagem teórica ou aplicada; estudo específico do léxico de uma língua românica ou contrastivo entre mais de uma língua românica; dialetologia baseada em estudo lexical.


Data-limite para submissão: 30 de junho de 2013

As submissões devem ser feitas através do próprio site da revista. 
Deve-se fazer o cadastro e em seguida submeter o arquivo através do link nova submissão. 
A formatação do artigo deve seguir as diretrizes da revista.

CINECLUBE ALEXANDRINO MOREIRA APRESENTA "CONTOS DA LUA VAGA"


"CONTOS DA LUA VAGA"


Direção: Kenji Mizoguchi
Ano de produção: 1953

Sinopse: Durante a guerra civil japonesa, no século 16, o pobre oleiro Genjuro e seu cunhado Tobei viajam com as respectivas mulheres à capital da província onde vivem, nas redondezas do lago Biwa, para vender utensílios de cerâmica. Com as vendas, Tobei compra armas e se torna samurai, abandonando a esposa. Genjuro, por sua vez, acaba passando vários dias no castelo da misteriosa Lady Wakasa, quando vai entregar as mercadorias.

Filme ganhou o Leão de Prata no Festival de Veneza de 1953.

SESSÃO ACCPA / IAP
"CONTOS DA LUA VAGA"
CINECLUBE ALEXANDRINO MOREIRA
(AUDITÓRIO DO IAP - INSTITUTO DE ARTES DO PARÁ)
DIA 03/12/12 (segunda-feira)
Sessão às 19 h
Entrada Franca


IV SELL - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS | UFTM



ENSINO E PESQUISA: O DIÁLOGO DAS LINGUAGENS


O próximo encontro do SELL – SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS ocorrerá em 18, 19 e 20 abril de 2013, na UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, na cidade de Uberaba/MG.

Dando início à divulgação do evento, aqui vão as informações gerais a respeito de sua organização.
 A programação incluirá:

  • conferências, com renomados convidados das principais universidades do Brasil e do exterior;
  • mesas-redondas e palestras sobre temas das principais áreas de pesquisa e debate da Linguística e dos Estudos Literários;
  • sessões de comunicações coordenadas e de comunicações individuais;
  • minicursos;
  • sessões de pôsteres;
  • lançamento de livros;
  • atividades culturais.

Para mais informações, acesse o site do evento.

Universidade de Bolonha inscreve para professor visitante


Professores da Universidade Federal do Pará (UFPA) podem se candidatar à vaga de professor visitante do Instituto de Estudos Avançados (ISA) da Universidade de Bolonha. Serão oito selecionados, entre professores e pesquisadores, para o período de julho a dezembro de 2013. Esta iniciativa possui o apoio da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER) da UFPA.

Segundo a assessora da PROINTER, professora Leila Assef, essas iniciativas são apoiadas pela Pró-Reitoria, pois “tem por função primordial alavancar parcerias internacionais com instituições com reconhecimento acadêmico, a fim de contribuir para a melhoria da formação dos principais envolvidos no processo de ensino, pesquisa e extensão da UFPA. Portanto, esse programa é mais uma oportunidade para que nossos professores aprimorem seus conhecimentos em uma renomada instituição do exterior, como a Universidade de Bolonha.”

Inscrições - Para se candidatar a algumas das vagas, é necessário entrar em contato com um professor da Universidade de Bolonha, para que ele envie o Formulário que pode ser baixado pelo site do ISA, uma carta de candidatura assinada pelo Professor (ou pesquisador), que está sendo convidado, com a descrição do perfil científico e do projeto de pesquisa, indicando seu Chefe do Departamento / Centro de referência, Curriculum Vitae detalhado do candidato convidado, com uma lista completa de publicações.

A integração do candidato a professor visitante em atividades de pesquisa no Departamento ou Cento de Pesquisa da Universidade de Bolonha, e o Curriculum Vitae serão documentos avaliados pelos membros do Conselho do Instituto de Estudos Avançados. O prazo para fazer a candidatura termina em 31 de dezembro de 2012, e o resultado deverá ser divulgado até o dia 20 de janeiro de 2013.

Segundo a professora Leila Assef, participar desta parceria é importante, pois “recai  no aperfeiçoamento da trajetória acadêmica dos professores envolvidos no programa, uma vez que no Programa de Professor Visitante há a socialização de experiências, uma troca de conhecimentos, contribuindo assim para uma melhor qualidade do ensino oferecido para os estudantes de ambas as instituições, sem contar com a visibilidade que as universidades alcançam em continentes distintos”.

Texto – Carlos Fernando Pinheiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução Google


quinta-feira, 29 de novembro de 2012

UNESP lança biblioteca digital

O Acervo disponível reúne livros,
revistas, jornais, documentos históricos
e reproduções de obras de arte (
Unesp)

Agência FAPESP - A Universidade Estadual Paulista (Unesp) acaba de lançar sua Biblioteca Digital, que reúne livros, periódicos e outros materiais pertencentes ao sistema de bibliotecas e aos centros de documentação da instituição.

De acordo com a Unesp, graças a parcerias com a Biblioteca Nacional, o Arquivo Público do Estado de São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade, foi possível também reproduzir parte do acervo dessas instituições.

A Biblioteca Digital da Unesp está dividida em quatro grandes núcleos: “Hemeroteca”, “Livros”, “História de São Paulo” e “Artes Visuais”. As obras foram agrupadas conforme o assunto e relevância, formando diferentes coleções. Há arquivos sobre “A Linguagem Matemática”, “Entomologia”, “Filósofos” e “Polêmicas Oitocentistas”, entre outras.

A “Hemeroteca” reúne publicações periódicas, sendo possível pesquisar por título ou por palavras. O núcleo “Livros” traz obras selecionadas dos acervos das bibliotecas da Unesp e de suas coleções especiais.

Já o núcleo sobre “História de São Paulo” dá acesso a documentos importantes para a reconstrução da trajetória paulista. Ele é inaugurado com a coleção “Documentos Interessantes para a história e costumes de São Paulo”, publicada pelo Arquivo do Estado de São Paulo.

“Artes Visuais” divulga imagens digitais de obras de arte públicas – arquitetura, escultura, pintura – para uso didático, sem fins lucrativos. As imagens em alta definição podem contribuir tanto para pesquisadores como para professores em todos os níveis, com o uso em conteúdos programáticos da história da arte.

Para mais informações, é só acessar o site.


Mediateca - Centro Cultural do Brasil em Barcelona

Em caráter experimental, está “no ar” a mediateca do Centro Cultural do Brasil em Barcelona, que reunirá as informações sobre todo o acervo do centro: livros, teses de doutorado e mestrado de estudantes brasileiros na Catalunha, DVDs, CDs.

Clique aqui para acessar o site.

Oportunidade de Estágio no Grupo Ideal para: Administração, Letras e Pedagogia


Uma (1) vaga de estágio disponível para os cursos de Administração e Letras, conforme descrição abaixo:


  • Pré-requisitos: Disponibilidade para estagiar no turno da tarde/noite; Cursando do 3° ao 5° semestre.
  • Local: FACULDADE IDEAL;
  • Bolsa-auxílio: R$ 500,00 + R$ 45,00 de Auxílio transporte + Seguro contra acidentes pessoais.
  • Carga horária: 06 h/dia;

Os interessados na vaga deverão enviar currículo com foto para o e-mail: glauce.maues@grupoideal.com.br , com o título “ESTÁGIO EXTENSÃO”, até o dia 07/12/2012.

Uma (1) vaga de estágio disponível para o curso de Pedagogia, conforme descrição abaixo:


  • Pré-requisitos: Disponibilidade para estagiar no turno da tarde/noite; Cursando o 4° ou 5° semestre.
  • Local: COLÉGIO IDEAL JR.;
  • Bolsa-auxílio: R$ 422,00 + R$ 45,00 de Auxílio transporte + Seguro contra acidentes pessoais.
  • Carga horária: 05 h/dia;

Os interessados na vaga deverão enviar currículo com foto para o e-mail: glauce.maues@grupoideal.com.br , com o título “ESTÁGIO IDEAL JR”, até o dia 07/12/2012.

UNESP disponibiliza 50 obras para download

A Universidade Estadual Paulista disponibiliza no portal “Cultura Acadêmica” cinquenta livros digitais inéditos para download gratuito. Editados pela Cultura Acadêmica os livros trazem textos sobre educação, psicologia, comunicação, música, geografia/urbanismo, teatro, arquitetura, entre outros.

O portal traz também oferece release das obras e entrevista com os autores.

Um dos destaques é “O Rio, a Casa”, Imagens do Tempo na Ficção de Mia Couto, de Ana Claudia da Silva. A publicação é um estudo sobre a obra do escritor moçambicano Mia Couto.

O estudo constitui-se de três momentos principais: a reflexão sobre a historiografia literária de Moçambique (apresentada no capítulo um), as considerações a respeito da fortuna crítica acadêmica monográfica de Mia Couto produzida no Brasil (que abordamos no segundo capítulo) e a análise da autointertextualidade na obra ficcional de Mia Couto (matéria que ocupa os capítulos três e quatro).


Para ter acesso ao catálogo da área de Literatura e conhecer outros títulos, clique aqui.


Fonte: FOLHA | UOL

Sobre a Brasiliana USP


Brasiliana USP: uma Biblioteca Digital para todos





"O vírus do amor ao livro é incurável, e eu procuro inocular esse vírus no maior número possível de pessoas."
José Mindlin


A USP guarda um acervo bibliográfico e documental sobre assuntos brasileiros impar no País e no mundo. A responsabilidade por ampliar o acesso aos seus acervos, aliada ao fato de a Universidade reunir os recursos técnicos e tecnológicos que permitam fazê-lo, resultou no caráter estratégico do Projeto BRASILIANA USP: a formação de uma brasiliana digital, a ser construída por uma rede nacionalmente articulada de instituições públicas e privadas dispostas a dela participarem. A Universidade de São Paulo, com este Projeto, assume a tarefa de tornar irrestrito o acesso aos fundos públicos de informação e documentação científica sob sua guarda.

Acessível ao público desde junho de 2009, a Brasiliana USP tem como meta oferecer para a pesquisa a maior Brasiliana custodiada por uma instituição de ensino em escala mundial, tornando-a disponível em linha na rede mundial de computadores (Internet). O Projeto Brasiliana USP implica, portanto, a permanente interface entre as atividades fins da USP - formação de quadros, pesquisa e divulgação de resultados – articulados por um vetor estratégico de alcance nacional. Com forte apoio da Fapesp, do Ministério da Cultura, da Petrobras e do BNDES, o Laboratório da Brasiliana USP tornou-se referência nacional no campo da digitalização de acervos, destacando-se no compartilhamento de tecnologia e inovação com outras instituições no Brasil.

Para conhecer o site da Brasiliana USP, clique aqui.

Acervo de Escritores Mineiros da UFMG - Conheça mais!


Escritores e Coleções


O Acervo de Escritores Mineiros apresenta os minisites dos escritores Henriqueta Lisboa, Murilo Rubião, Oswaldo França Júnior, Cyro dos Anjos e Abgar Renault além do minisite das Coleções Especiais, constituídas por doações referentes a Alexandre Eulálio, Ana Hatherly, Aníbal Machado, José Oswaldo de Araújo, Valmiki Vilella Guimarães e Genevieve Naylor.

Cada minisite disponibiliza, além das listagens dos inventários, biografia enriquecida com imagens, fotografias e trechos da obra dos escritores bem como bibliografia contendo referências de teses, monografias, livros e artigos sobre os titulares. A bibliografia conta também com a lista das principais publicações de cada autor, sendo muitas delas acompanhadas de imagens de suas primeiras edições.

Esta nova ferramenta de divulgação dos acervos representa um grande passo no processo de aproximação entre estudiosos, visitantes e curiosos e os documentos, livros e objetos pertencentes às diversas coleções. Previamente ao desenvolvimento dos minisites, foram criados o inventário do acervo de Henriqueta Lisboa e o inventário das Coleções Especiais. Tais trabalhos se mantêm presentes na seção Sumário dos respectivos minisites, que estão registrados em formato diferenciado.


Mário de Andrade escritor/leitor e sua enciclopédia particular - IEB | USP


APRESENTAÇÃO


No Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, o Fichário analítico, repositório construído por Mário de Andrade, reúne fichas de leitura, notas de trabalho, cartas, esboços de ideias, recortes de jornais e revistas, formando uma espécie de enciclopédia para uso próprio, ou um back-up da memória, fonte que respaldava sua criação como polígrafo. Em mais de duas décadas, Mário de Andrade juntou 9.634 documentos, elencados por assunto em dez divisões: Obras Gerais, Música, Literatura, Artes Plásticas, Estética, Filosofia e Religiões, Ciências, Psicologia e Etnografia, Sociologia e, por fim, História Universal e do Brasil; cada qual com suas respectivas subdivisões.

OBJETIVO


Pretende-se analisar e interpretar algumas das fichas do Fichário analítico relacionadas com a Literatura, mais especificamente com a Literatura brasileira, em confronto com obras na biblioteca do escritor, portadoras ou não de notas de leitura, no intuito de captar vínculos com a criação de Mário de Andrade expressa em obras publicadas ou inéditas, isto é, conhecer matrizes de sua criação em prosa, poesia ou crítica.


Aulas | 12 e 26/11 e 3/12, segundas, das 14h às 18h

Inscrições | 8 de outubro a 7 de novembro de 2012

Confira o procedimento de inscrição e o Programa e Bibliografia do curso


Onde | Sala 2 do Instituto de Estudos Brasileiros

Mais informações | +55 11 3091-3199 cursoieb@usp.br
Professores
Tatiana Longo Figueiredo


Fonte: IEB / USP

O Avesso do Avesso, o processo de criação de escritores, artistas plásticos e músicos - IEB / USP


A exposição O avesso do avesso: o processo de criação de escritores, artistas plásticos e músicos pretende explorar, em perspectiva multidisciplinar, a rica documentação conservada no IEB, dando maior visibilidade ao acervo salvaguardado na instituição.

De 18 de abril a 1 de fevereiro de 2013
Sala Marta Rossetti Batista - IEB/USP
Seg a sex, 9h às 18h.
Mais informações
(11) 5091-5247 | colecieb@usp.br

Fonte: IEB / USP

"Recitais de Contrabaixo da EMUFPA" apresenta talentos

Nesta quinta-feira, dia 29, acontece "Recitais de Contrabaixo na Escola de Música da UFPA" (EMUFPA). Dois alunos, Átila Miranda e Fernando Collins, irão se apresentar acompanhados pelo som do piano do professor Isac Almeida. Os alunos fazem parte do Projeto “Grupo de Contrabaixo da EMUFPA”, coordenado pela professora Alessandra de Castro.

O Grupo, criado pela professora Alessandra, objetiva criar um espaço em que os alunos do curso básico e técnico – de Instrumentista de Orquestra e Instrumento Específico – podem desenvolver sua técnica, prática instrumental, conhecendo repertórios musicais variados, que vão desde a música clássica ocidental até a brasileira popular, divulgando, assim, as diferentes formas de apropriação dos instrumentos. Por conta deste projeto, alunos já tiveram a oportunidade de se apresentar nos “Recitais de Contrabaixo na Sala Altino Pimenta”, desde 2010 até este ano. E a apresentação deste recital, no dia 29, é uma forma de avaliação do trabalho produzido com os dois alunos ao longo deste ano.

Processo de ensino-aprendizagem – A professora Alessandra Castro orienta seus alunos de maneira individual, de acordo com o nível em que cada aluno está. “Átila é aluno do primeiro ano do curso básico, começou contrabaixo no ano passado. Fernando é aluno do primeiro ano do curso técnico e já concluiu o curso técnico Instrumentista de Orquestra”.A professora informa o nivelamento de cada um dos instrumentistas a se apresentarem no Recital.

Fernando Collins Costa iniciou seus estudos em contrabaixo na EMUFPA, no ano de 2009. Possui apresentações no “Recital de Contrabaixo” ocorrido na Sala de Recital Altino Pimenta, nos anos de 2011 e 2012, na Mostra Artística Semestral da EMUFPA, no “Recital da Capela”, ocorrido na capela do Polo Joalheiro São José Liberto, em junho de 2012. Atualmente, cursa o primeiro ano do curso técnico em Música, habilitação em Contrabaixo Acústico, além de ser membro do Grupo de Contrabaixo desde 2011.


Átila Costa Miranda iniciou seus estudos em contrabaixo na EMUFPA, no ano de 2011. Já participou de eventos como o “Recital de Contrabaixo” ocorrido na Sala de Recital Altino Pimenta, nos anos de 2011 e 2012, e da Mostra Artística Semestral da EMUFPA, no “Recital da Capela", em junho de 2012. Atualmente, cursa o primeiro ano do curso básico em Contrabaixo Acústico e também é membro do Grupo de Contrabaixo desde 2011.

Programação - A professora Alessandra também se apresentará no rRecital com os alunos. “Farei uma participação com eles, tocando duos. Eles tocarão obras de um compositor alemão radicado no Brasil, Ernest Mahle. Fernando também tocará uma peça do compositor brasileiro Francisco Mignone. E Átila, além de tocar o Mahle, tocará, também, outra peça de compositores brasileiros - Aquino & Vasconcellos”, explica a professora e coordenadora do Grupo.

Serviço:

Recital de Contrabaixo 
Data: 29 de novembro
Local: Sala de ensaio da EMUFPA
Hora: 17h

Texto: Ascom / ICA
Fotos: Divulgação


Chamada para publicação: Nova Revista Amazônica - UFPA

Chamada para publicação / Call for papers!


Informações importantes:


A Nova Revista Amazônica, publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia/Universidade Federal do Pará, anuncia que está recebendo propostas de artigos para serem publicados em seu volume inaugural, o de número 01.

Prazo para envio dos originais: 15/01/2013;

Normas para apresentação dos trabalhos: conferir NORMAS PARA SUBMISSÃO.

A Revista se propõe a apresentar discussões acerca de experiências relacionadas aos repertórios em que estão implicados saberes, linguagens e culturas como realizações de práticas sociais, bem como os âmbitos e dimensões de suas representações e a socialização dos conhecimentos produzidos, em âmbitos locais, regionais, nacionais e universais. Para dar conta de tais processos, entende-se que há a necessidade de uma abordagem multi-interdisciplinar em condições de instrumentalizar a análise das diversas construções desses repertórios em suas várias dimensões – histórica, política, estética e artística –, das representações e práticas populares e das condições em que esses repertórios são produzidos e aplicados, bem a formação discursiva e ideológica dos grupos sociais que os experimentam.


Propomos os seguintes eixos temáticos:

a) história cultural e estudos comparados;
b) tradução intersemiótica e inter/intralingual;
c) leitura e tradução cultural;
d) memórias e narrativas;
e) estudos antropológicos e etnográficos;
f) discursos e representações sociais;
g) interculturalidade, interdisciplinaridade e saberes.

ABRALIN - 2013 | NATAL (UFRN)

O Evento


A Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) têm o prazer de anunciar o VIII CONGRESSO INTERNACIONAL e o XXI INSTITUTO DA ABRALIN, a realizar-se no período de 28 de janeiro a 06 de fevereiro de 2013, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Serão aceitas inscrições para comunicações orais em Grupos Temáticos, apresentação de pôsteres e inscrição em minicursos. Informações sobre o evento no site www.abralin.org.

Datas Importantes


CONGRESSO: 30 de Janeiro a 02 de fevereiro de 2013

INSTITUTO (CURSOS): 28 a 30 de janeiro e 04 a 06 de fevereiro de 2013

Inscrição no Congresso

Data limite para submissão de resumos: de 08 de outubro a 11 de novembro de 2012.
Emissão de cartas de aceite: até 01/12/2012.
Data limite para pagamento das inscrições: 04 de janeiro de 2013.
Data limite para envio do texto completo a ser publicado nos anais: 06 de janeiro de 2013.

EELLIP - Dica de Leitura!

Nessa seção, seguem algumas dicas de leitura de textos recentes acerca de Guimarães Rosa. As atualizações serão feitas diariamente, visando ao contato dos interessados com novas perspectivas interpretativas para o estudo da obra rosiana.


Na cinematografia brasileira é um irrefutável dado a consistente presença de assuntos literários. Esta presença justifica a tentativa, neste breve ensaio, de delinear um possível trajeto dos filmes baseados em textos literários, desde as origens da filmografia brasileira até nossos dias. Publicado na Revista Alceu, o artigo de Gian Rosa aborda, entre outras adaptações literárias para o cinema, a obra Primeiras estórias, na perspectiva cinematográfica de Pedro Bial.

Para conferir o artigo, clique aqui.

Referência: ROSA, Gian Luigi de. Do texto literário ao conto cinematográfico: breve excurso da transposição cinematográfica no Brasil. Alceu, Rio de Janeiro, v. 8, n. 15, p. 297-321, jul./dez. 2007.

EDITAL 16/2012 – PROPESP/PROINTER/PROEG PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP), a Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER) e a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) tornam pública a pré-seleção de alunos de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) para a realização de graduação sanduíche em universidades estrangeiras, no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras (PCsF), nas chamadas especificadas neste edital. O PCsF busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A Universidade Federal do Pará aderiu ao PCsF e, procederá à pré-seleção dos alunos que serão indicados para a realização da graduação sanduíche em instituições estrangeiras, observado o disposto neste edital. 

Clique aqui para visualizar o edital.


VII JEL - JORNADAS DE ESTUDOS DA LINGUAGEM | UERJ




05, 06 e 07 de DEZEMBRO de 2012
Local: Instituto de Letras da UERJ
Horário: 08h às 18h
Pré-evento: 04/12





O VII JEL – Jornadas de Estudos da Linguagem – é uma iniciativa da Área de Estudos da Linguagem do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

A finalidade do evento é promover a troca de experiências acadêmicas entre pesquisadores, professores e alunos que se dedicam ao estudo da linguagem no Brasil e no exterior. Especificamente, as jornadas visam: a) reunir professores, pesquisadores e alunos de graduação, pós-graduação de diferentes instituições de ensino superior do Brasil para discutir questões concernentes ao uso da linguagem na sociedade; b) divulgar pesquisas desenvolvidas sobre aquisição e desenvolvimento de linguagem, ensino-aprendizagem de línguas, patologias verbais, gêneros do discurso, análise de discurso e práticas discursivas em contextos profissionais sob diferentes enfoques teóricos e abordagens metodológicas; c) dar visibilidade às linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Letras da UERJ que se dedicam ao estudo da linguagem; d) estabelecer contato com pesquisadores de outras instituições do país e do exterior que desenvolvem estudos sobre o tema.

Nesta sétima edição do JEL, destacam-se os múltiplos olhares sobre o tema linguagem, uma vez que serão acolhidas submissões de estudos da linguagem vinculados à Gramática Sistêmico Funcional, à Análise de Discurso de qualquer orientação, à Linguística Aplicada, à Linguística Gerativa, à Sociolinguística, à Linguística Cognitiva, dentre outras vertentes, além de trabalhos que utilizem a Linguística de Corpus como teoria ou metodologia. O intuito é motivar o debate acadêmico e a visibilidade de pesquisas que se apóiam em diferentes teorias, no Brasil e no exterior, sem se fechar em um único olhar, elencando possibilidades teóricas e metodológicas de análise deste objeto particular: a linguagem.

Os trabalhos serão reunidos a partir de temáticas comuns em sessões coordenadas por professores convidados. Cada sessão temática abrigará com 5 trabalhos.

Para mais informações, acesse o site do evento.

Circuito das Artes IAP 2012: Ifigênia e o Duplo Caminho


O Instituto de Artes do Pará, IAP, lança o seu Circuito das Artes 2012. Resultado das bolsas de experimentação e pesquisa deste ano, 30 artistas desenvolveram, durante seis meses, seus projetos premiados pelo único Instituto no gênero, no Norte e Nordeste, a instituir bolsas de pesquisa para os artistas Paraenses. Neste ano, 133 projetos foram inscritos para concorrerem ao edital lançado em abril deste ano. Artistas de Santarém, Marabá, Ananindeua e Belém, tiveram suas obras avaliadas por uma banca de notáveis, que com total desconhecimento dos candidatos, selecionaram 30 trabalhos nas diferentes linguagens das Artes Cênicas e Musicais, Plásticas e Visuais e Literárias e expressão de Identidades.

Com o projeto, IFIGÊNIA E O DUPLO CAMINHO, Maria Christina, Fotógrafa, jornalista, produtora e pesquisadora independente, é uma das contempladas que participa do Circuito 2012. Começou a fotografar profissionalmente em 1988 a partir de oficina na Associação FotoAtiva com Miguel Chikaoka.

Fez cursos e participou de oficinas com Claudio Feijó, Annateresa Fabris, Clóvis Loureiro Jr., Ivan Lima, Cristina Freire. Desenvolve pesquisa sobre fotografia paraense e realizou palestras sobre esse tema na Torre Malakoff em 2000 (Recife, PE), no Conservatório Carlos Gomes em 2001 (Belém, PA), no Instituto de Artes do Pará em 2007 (Belém, PA), e na Galeria VU em Québec, Canadá, 2008. 

Realizou três exposições individuais e participou de mostras e eventos coletivos, destacando as mais recentes: Amazônia lugar da experiência, Museu da Ufpa (PA, 2012), Amazônia a arte, Museu Vale (ES e MG, 2010), Fotoativa Pará_Cartografias Contemporâneas (SP, 2009), Ifigênia na sala dos passos perdidos (PA, 2008), Contigüidades: dos anos 1970 aos anos 2000 (PA, 2008) e Salão Arte Pará (artista convidada, PA, 2008). Realizou residência artística em fotografia, no CENTRE VU, Cooperative Meduse (Canadá, 2008).Em 2010, foi contemplada com o Prêmio Banco da Amazônia de Artes Visuais (PA), quando realizou a exposição “Álbum de Família e outras histórias”, e com a Bolsa Funarte de Estímulo à Criação Artística em Artes Visuais, do Ministério da Cultura, com o projeto “Carta para Alice ou o nome da cidade”.

Sua obra  propõe uma visão noturna sobre a cidade, sua concretude e os elementos humanos, os percursos a serem feitos, o ir e vir. Ifigênia caminha na cidade, em um plano chapado dos chãos e paredes, projetadas em sombras e transitando em outra dimensão entre o real e o que se vê. O resultado da Bolsa de Experimentação e Pesquisa em Fotografia do Instituto de Artes do Pará, teve todas as imagens feitas com câmeras fotográficas acopladas em celulares, como teste de imagem, e de possibilidades técnicas. O ambiente, um site specific, é um convite para se deixarem levar pelas vielas, praças, ruas diversas; um passeio pelas imagens sugeridas pela noite. A exposição será no Laboratório das Artes da Casa das 11 Janelas e o vernissage será dia 19 de dezembro às 19h.

Maria Christina nos fala um pouco mais sobre este trabalho:

IAP - Quem é a Ifigênia?

- Meu alter ego, vc e qualquer um que se disponha a penetrar no trabalho e transitar pelos lugares sugeridos, propostos, como forma a se deixar envolver por outra ideia, ver com outros olhos, e diferente de aceitar uma opinião de outrem, colher mais dados para dialogar com a (sua) própria opinião.

IAP - O que ela pensa dos 400 anos de Belém?

- Ela deseja uma Belém mais pacífica, e não só no sentido de segurança para todos, mas no sentido de co-existência: que seja em paz com a água, com a sua história e arquitetura, e portanto de muito respeito com a memória desse lugar - é de fundamental importância a manutenção desses símbolos a nos lembrar e remeter à nossa própria identidade.
Esse trabalho não deixa de ser um presente à cidade, que caminha para se tornar uma senhora quatrocentona.

IAP - Como a Ifigênia nasceu?

- Foi gerada durante anos, quase sem perceber, com a observação sobre o mundo e as coisas. E no início da década de 1990 ela desabrochou feito uma flor, pronta para a caminhada de mais buscas, mas aí já tinha uma cara, uma personalidade (que é dinâmica, muda, repensa o entorno e se recoloca, e nunca desiste...). Ela reúne uma série de conceitos que eu quero trabalhar, e não foi por acaso eu ter escolhido, como nome do meu projeto de pesquisa, uma figura mitológica e feminina, porque o universo feminino é misterioso, sedutor e instigante. 

IAP - A fotografia é o mundo da Ifigênia?

- Ifigênia usa a fotografia como um recurso, nada mais. Ela transita por muitos outros meios, como a palavra por exemplo, fonte muitas vezes de inspiração. O mundo todo é passível de ser decodificado ou redimensionado para dar vida e forma a uma ideia para ela se expressar...

Nesta edição o Circuito das Artes IAP 2012 acontece no Espaço Mocoronga em Santarém, Fundação Cultural de Marabá, Sede do Instituto de Artes do Pará em Belém, Casa das 11 janelas. O período será de 04.12.2012 a 09.01.2013.

Serviço:

Circuito das Artes 2012 Instituto de Artes do Pará
Exposição: Ifigênia e o duplo caminho de Maria Christina
Local: Casa das Onze Janelas.
Data: 19.12.2012 a 09.01.2013
Horário: 10h00 as 19h00


UFPA assina convênio de cooperação com universidade chinesa


A Beijing University of Chemical Technology é a mais nova parceira da Universidade Federal do Pará em cooperação técnica e científica internacional. O convênio com a universidade chinesa foi assinado nesta quarta-feira, 28, pelo pró-reitor de Relações Internacionais (Prointer/UFPA), Flávio Nassar, na ocasião, reitor em exercício da UFPA, e pelo vice-presidente da Beijing, Dongsheng Chen. O acordo visa promover o intercâmbio de professores, pesquisadores, alunos e pessoal técnico, execução de projetos em comum e realização de cursos, conferências e seminários.

O encontro entre os representantes das duas instituições foi realizado na sala de reuniões da Secretaria Geral dos Conselhos Superiores Deliberativos (SEGE). Antes da cerimônia de assinatura do acordo, cada universidade fez uma apresentação dos grupos de pesquisa e das áreas de atuação. Como uma das áreas de interesse da universidade chinesa é a de produção de energia, foram convidados pesquisadores do Instituto de Tecnologia (ITEC/UFPA) e do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN/UFPA), os quais desenvolvem estudos sobre a produção de biodiesel.

A assessora da Prointer Leila Assef ressalta que, ao formalizar parcerias com instituições estrangeiras, “a intenção da UFPA é alcançar todos os institutos para que todos os professores e pesquisadores possam se beneficiar do acordo. Posteriormente, poderão ser feitos aditivos específicos entre as áreas de interesse das duas instituições”.

Os representantes das duas instituições ficarão responsáveis de elaborar um plano anual de trabalho e de acompanhar as atividades previstas no convênio e nos termos aditivos que vierem a ser celebrados.

Ampla cooperação - Além de promover a cooperação técnica e científica, o convênio com a universidade chinesa amplia o conhecimento cultural por meio do intercâmbio. “Isto significa que a UFPA está se abrindo para o mundo. Recentemente, promovemos um treinamento para que pesquisadores nossos participem de um programa internacional da União Europeia”, comemora o pró-reitor de Relações Internacionais, Flávio Nassar.

Para o vice-presidente da Beijing University, Dongsheng Chen, o acordo com a UFPA representa o esforço conjunto de duas instituições que visam trabalhar na resolução de problemas. “É uma forma de abrir portas tanto para alunos quanto para professores, no sentido de trabalho coletivo em prol do desenvolvimento e da melhoria de vida das pessoas”, afirmou.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes